São Manoel contará com Programa Praia Acessível

Neste verão, Sorocaba oferecerá o Programa Praia Acessível em dois municípios da região de Botucatu: São Manoel e Avaré. Trata-se de um convênio entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e os municípios para garantir que pessoas com deficiência possam usufruir da praia e do banho de mar com segurança e dignidade usando cadeiras anfíbias.

As cadeiras anfíbias são produzidas com um tipo de pneu especial, que permite superar a dificuldade de locomoção na areia e impeça que afundem na água. Devido à sua altura, o usuário consegue entrar na água em uma profundidade não perigosa no mar. Os equipamentos também permitem a transferência para a cadeira, uma vez que possuem braços removíveis.

O programa Praia acessível já beneficiou mais 25 mil pessoas com deficiência e pode ser utilizado por moradores ou visitantes da região. A iniciativa acontece em 21 municípios do estado de São Paulo.  A Secretaria é responsável pelo fornecimento das cadeiras anfíbias, já a prefeitura, pelas equipes de suporte do programa e manutenção dos equipamentos.