Presos arrancam janela da cadeia para tentar a fuga

Eram, aproximadamente, 15h20 da tarde desta quarta-feira (11), quando a Polícia Civil de São Manuel conseguiu neutralizar uma fuga em massa da Cadeia Pública de São Manuel onde estão alojados 52 detentos, que retornavam para suas celas após o horário do banho de sol e de visitas.

Os carcereiros, como de praxe, se dirigiram ? s celas para fazer uma atividade de segurança conhecida como bate grades (para verificar se os ferros estão fixos). Ao aportar na cela 03 (X-3) os policiais perceberam que uma das grades e a janela do banheiro haviam sido arrancadas.

Com isso, 35 presos poderiam conseguir a liberdade já que entre o X-3 e X-4 existe um buraco na parede onde os presos tem acesso e podem passar de uma cela para outra sem nenhuma dificuldade. A idéia dos presos era confeccionar uma corda feita de lençóis (conhecida no dialeto carcerário como tereza) e ganhar a rua.

O delegado José Mário Toniato salienta que a cadeia da Cidade se encontra em mal estado de conservação e tentativas de fugas são comuns em presídios. “A vigilância tem sempre que estar atenta, pois os presos sempre vão buscar alternativas para tentar fugir”, disse.