Prefeitura de São Manuel faz mutirão contra a dengue

Objetivando intensificar a prevenção e o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, a Prefeitura de São Manuel realizou neste final de semana, o “Dia D” no combate a doença. Cerca de 300 servidores (uniformizados) percorreram diversos bairros da cidade conscientizando a população e retirando das residências possíveis criadouros do mosquito.

No total sete caminhões foram utilizados nesta operação. Folhetos com informações e dicas de prevenção também foram entregues aos moradores. A ação envolveu as diretorias de Meio Ambiente, Saúde, Subprefeitura de Aparecida, Comunicação, agentes da Vigilância Epidemiológica e Gestão e Serviços.

O que mais chamou a atenção dos agentes de Saúde foi a grande quantidade de criadouros com larvas do mosquito encontrados dentro das residências, principalmente na região central da cidade. “Parece que algumas pessoas não entenderam a gravidade do assunto. Num balanço parcial concluímos que 90% dos criadouros com larvas estão dentro das residências. Muitas larvas do mosquito foram encontradas durante a ação, principalmente na região central da cidade”, comenta Gláucio

Evandro Tavano, supervisor epidemiológico do município enfatiza que muitas dessas casas já haviam sido visitadas pelos agentes, mas ao sair do local moradores teriam esquecido das orientações.  “Na ação de hoje também foram coletados objetos que oferecem risco para a saúde em lotes vagos, quintais e tudo que é considerado criadouro para o mosquito”,  diz.

Os trabalhos de combate a dengue irão continuar na próxima semana. “Vamos continuar trabalhando com seriedade, mas é importante lembrar que a prevenção é a melhor alternativa para combatermos a dengue. Por isso, peço a colaboração de todos os são-manuelenses para que juntos possamos vencer mais esta batalha”, afirma o prefeito Marcos Monti.