Prefeito de Bofete é eleito presidente do Polo Cuesta

Na tarde desta terça-feira [15], o auditório Cyro Pires da Prefeitura de Botucatu foi sede da primeira reunião de 2013, do Polo Regional de Desenvolvimento Turístico – Polo Cuesta, com sede no Terminal Rodoviário de Botucatu, na Rua Tiradentes, Centro, consórcio formado pelos municípios de Anhembi, Areiópolis, Bofete, Botucatu, Conchas, Itatinga, Paranapanema, Pardinho, Pratânia e São Manuel.

Na oportunidade ficou definido que o Conselho de Municípios será presidido pelo prefeito de Bofete, Claudécio José Eburneo, o Torão. O encontro também serviu para estabelecer novos compromissos, principalmente na realização de projetos e captação de recursos.

O Polo Cuesta é um consórcio turístico criado em 2001, como associação sem fins lucrativos, com o objetivo de desenvolver o turismo de forma regional e sustentável através da integração e trabalho em conjunto dos municípios.

Ele tem por finalidade representar o conjunto dos municípios que o integram em assuntos de interesses comuns, perante quaisquer outras entidades públicas, de qualquer esfera de governo, além das de iniciativas privadas.

Estes interesses são os de prestar aos municípios associados, serviços de planejamento, capacitação, normatização, construção, conservação de equipamentos turísticos e de marketing que venham a promover o desenvolvimento do turismo regional mediante programas de trabalho devidamente aprovados pelo Conselho de Municípios.

O consórcio objetiva também o planejamento e execução de políticas de melhor aproveitamento do potencial turístico dos municípios mediante o desenvolvimento integrado e sustentável sob os aspectos ambientais, sociais, éticos e econômicos. E finalmente estimular o desenvolvimento de programas permanentes de conservação e proteção do meio ambiente.

O Polo Cuesta é considerado um projeto pioneiro no estado de São Paulo, pela sua união, administração, organização e, sobretudo, a integração entre os municípios envolvidos, através de seus agentes políticos, secretários de turismo e empresas do segmento.