Porangaba forma primeira turma de empreendedores

Porangaba formou esta semana sua primeira turma de professores empreendedores. Os docentes integram a implantação do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), do Sebrae-SP, em parceria com as secretarias municipal e estadual de Educação.

Ao todo 36 professores da rede básica de ensino da Cidade participaram das oficinas promovidas pelo Sebrae-SP. A capacitação teve a duração de uma semana e proporcionou nova visão sobre o ensino de práticas e estímulo do empreendedorismo dentro da sala de aula.

Foram abordados temas como a estruturação de plano de negócios, cálculo de custos, marketing e relacionamento interpessoal, dentro de uma linguagem própria para entendimento a crianças de 7 a 14 anos. A intenção é que as primeiras ações junto aos alunos da rede básica local tenham início em 2014 na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Joaquim Francisco de Miranda”.

“O empreendedorismo deve ser trabalho na escola para que a formação de nossos alunos seja diversificada. Com esses conhecimentos, as crianças passam a ter maiores opções de como se relacionar e até mesmo atuar no mercado de trabalho futuramente”, frisa a secretária de educação de Porangaba, Elieth Nunes Silva Antunes.

Devem ser beneficiados com o projeto mais de 500 alunos, segundo a secretária. Desse total, frisa Elieth, mais da metade dos jovens residem na zona rural do município, o que deve fazer com que sejam promovidas ações específicas na educação empreendedora.

“Estimular o empreendedorismo desde a escola é fundamental para preparar futuros profissionais capacitados, mas pessoas que façam a diferença na comunidade em que estão”, frisa Roberto Augusto dos Santos, facilitador do JEEP pelo Escritório Regional de Botucatu do Sebrae-SP.
Para a professora do segundo ano do Ensino Fundamental, Daniela Chammas, o programa deve despertar e aprimorar características positivas nos jovens participantes. “A interatividade das tarefas vai fazer com que cada aluno saiba se relacionar com os demais colegas”, frisa.

O programa Jovens Empreendedores Pequenos Passos (JEEP) tem sido adotado por outras cidades da região. Três estabelecimentos de ensino na região já recebem as ações do JEEP: Paulo Guimarães, em Botucatu; Escola Técnica Estadual Fausto Mazolla, em Avaré e Escola Iara Selma Bado, em Laranjal Paulista.