Outubro Rosa ilumina Cristo de avenida em São Manuel

Aderindo ao Movimento Mundial Outubro Rosa, a Prefeitura de São Manuel pela primeira vez em sua história instalou iluminação especial na imagem do Cristo, localizada na rotatória da Avenida José Horácio Mellão, região central da Cidade. O gesto foi visto com bons olhos pela população e pelos padres da cidade, que viram no ato uma oportunidade de conscientizar as pessoas e ajudar a salvar vidas, já que o principal objetivo da ação é chamar atenção sobre importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento “Outubro Rosa” surgiu no Estado da Califórnia – EUA, em 1997, com a iluminação cor de rosa em monumentos históricos. No Brasil, durante o mês de outubro, além do Cristo Redentor, o Monumento das Bandeiras, em São Paulo e outros espaços públicos e edifícios privados também foram iluminados de rosa.

A Diretora de Saúde, Sirley Justo, informa que além da campanha de conscientização, durante o mês de outubro os exames de papanicolau e mamografia serão intensificados em mulheres com idade entre 50 e 69 anos. As mulheres que não se encaixam nessa faixa etária, em caso de anormalidades devem procurar um médico para que sejam solicitados exames mais detalhados.

Ainda fazendo parte do Movimento, a Prefeitura divulgará no início semana um calendário de mutirões de exames que serão realizados nas Unidades Básicas de Saúde do Município. Este ano, um dos incentivadores do Movimento em São Manuel é o prefeito Marcos Monti.

“Essa é uma campanha de proporção mundial que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância dos exames de prevenção contra o câncer de mama, por isso nada melhor do que escolher um símbolo da nossa cidade para fazer parte deste mês especial”, afirma Monti.