Ministro da Saúde realiza visita oficial à região

A Prefeitura de São Manuel inaugurou nesta segunda-feira (29), a Academia ao Ar Livre “Jardel Santarém”. A solenidade contou com a presença do Ministro da Saúde Arthur Chioro, que atendeu a uma solicitação do deputado são-manuelense Milton Monti e participou do evento.

A população acompanhou de perto a inauguração, que contou com a presença do vice-prefeito de São Manuel, Pedro Biandan, além de prefeitos de 12 cidades da região, vereadores e diretores municipais. A Banda Filarmônica, uma das riquezas da cidade, recepcionou a comitiva do ministro.

Durante seu discurso, o prefeito Marcos Monti agradeceu a presença do ministro citando a importância de seu trabalho na liberação da segunda parcela dos recursos para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas, que próxima do local onde foi inaugurada a academia.

“Graças ao seu empenho e dedicação, na semana passada São Manuel recebeu a segunda parcela dos recursos, parte que equivale a 80% do total da obra”, comentou Marcos Monti, lembrando que a quantia, quase R$ 1,7 milhões, foi depositada na conta da Prefeitura para que os trabalhos possam ter continuidade e solicitou   recursos para as Unidades de Saúde da cidade e para o Hospital da Casa Pia São Vicente de Paulo, onde o ministro realizou seu primeiro plantão como médico.

“É importante destacar que hoje em São Manuel duas novas Unidades de Saúde estão sendo construídas, uma na Vila Ayres, que está com 98% das obras concluídas, e outra no Jardim Santa Mônica. Além dessas, três unidades passam por reformas, São Geraldo, Aparecida e Cohab 1”,  enumerou Monti.

Com bom trânsito nos governos Estadual e Federal, o deputado Milton Monti destacou a importância da presença de um ministro de Estado em sua terra natal. “É uma satisfação para nós receber em São Manuel o doutor Arthur Chioro, uma pessoa que mantém vínculos com a nossa cidade e prestigia a nossa região”, disse. Também se manifestou sobre a inauguração da academia ao ar livre para a população e a construção da UPA 24 Horas. “Os recursos para a construção da UPA já estão na conta da Prefeitura, tirando qualquer dúvida sobre o andamento dessa obra, que com certeza trará mais benefícios para a população de São Manuel. A UPA não é uma promessa eleitoral, é uma realidade”, completou o deputado.

Em seu discurso Chioro afirmou que quando se trabalha junto, as chances de dar certo são maiores. “Um dos motivos de eu vir para São Manuel e Botucatu é uma forma de prestar o meu agradecimento, um sincero agradecimento, pelo apoio que recebi do deputado Federal Milton Monti neste um ano que eu estive à frente do Ministério da Saúde. Ele tem ajudado muito a presidente Dilma e é um dos deputados mais influentes do Congresso Nacional e não tem faltado nos momentos mais importantes”, elogiou.

Sobre o prefeito Marcos Monti ele foi taxativo. “É um prefeito que tem sensibilidade e sabe da importância em se fazer o dever de casa, e é claro uma lição de casa não se faz da noite para o dia. A população irá perceber os frutos do seu trabalho e os bons resultados dessa parceria entre governo Federal e Prefeitura de São Manuel no decorrer do seu mandato”.

Após o descerramento da placa, com a academia já, oficialmente, inaugurada, toda a comitiva foi até o Hospital da Casa Pia São Vicente de Paulo, onde uma homenagem foi preparada para o visitante. Uma placa agradecendo sua visita e citando o local de seu primeiro plantão foi colocada no hall de entrada daquele hospital. Na oportunidade, Kandir Dinhane, administrador do hospital, aproveitou para solicitar recursos e aparelhos para a realização de exames.

 

Botucatu

No início da tarde, a comitiva do ministro e o deputado seguiu para a cidade de Botucatu onde foi recepcionado pela diretoria da Faculdade de Medicina e Hospital das Clínicas e pelo vice-prefeito Antônio Luiz Caldas Júnior que foi seu professor, quando ele fez residência em Botucatu. Recebeu uma pauta de reivindicações para o setor de Saúde Pública, que deverão ser analisadas.

Quando tomou posse como ministro Chioro não deixou de lembrar-se da participação de Botucatu em sua formação profissional. “Muito do que sou e das escolhas que fiz ao longo da vida devo à origem simples da minha família e a sólida formação que recebi dos meus pais. Como médico sanitarista e gestor, sou fruto da formação e experiências que vivi. Devo muito à Faculdade de Medicina de Botucatu, onde fiz minha residência”, afirmou.