Ministério da Saúde 1,7 mi para UPA em São Manuel

O Ministério da Saúde depositou, na última semana, mais de R$ 1,7 milhão na conta da Prefeitura de São Manuel. Esta verba é referente à segunda parcela dos recursos que estão sendo utilizados para construção da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas. A liberação foi feita após um pedido do prefeito Marcos Monti e do deputado federal Milton Monti, ao Ministro da Saúde Arthur Chioro.

A UPA 24 horas está sendo construída na Avenida José Horácio Mellão e é uma obra que beneficiará diretamente todos os são-manuelenses. Uma das principais funções da unidade será desafogar o pronto-socorro, ampliando e melhorando o acesso da população aos serviços de urgência no Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade trabalha de forma integrada com o Serviço Móvel de Urgência (Samu) que também será construída em São Manuel.

Funcionando sete dias por semana, 24 horas por dia, a estrutura da UPA conta com equipamentos de raio-X, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação e soluciona, em média, 97% dos casos. Ao chegar a uma UPA, o paciente é assistido e pode ser tratado na própria unidade ou, conforme o caso, encaminhado a um hospital ou para a atenção básica.

“Com a UPA vamos melhorar a saúde pública em nossa cidade, beneficiando a nossa população. É importante destacar que além dessa obra, hoje a Prefeitura de São Manuel está finalizando a construção de um novo Posto de Saúde na Vila Ayres e a reforma dos Postos de Saúde da Vila São Geraldo, Cohab 1 e Distrito de Aparecida, readequando para a acessibilidade o Posto de Saúde Central e já deu início à construção da Unidade Básica de Saúde do Jardim Santa Mônica”, relata o prefeito Marcos Monti.