Milhares de fiéis participam da Festa do Divino em Anhembi

No último final de semana foi realizada em Anhembi, a tradicional Festa do Divino, festividade que é realizada há mais de 150 anos e se tornou referência no estado de São Paulo. Mais de 35 mil pessoas compareceram na festa, que tem como ponto alto o encontro das canoas.

"Iniciou-se devido a uma grande epidemia de doenças aqui na cidade, então fizeram uma promessa ao Divino Espírito Santo para que essas pessoas ficassem curadas e assim aconteceu. Essa tradição perdura até hoje durante todos esses anos marcando a vida do cidadão anhembiense", explica Rodolfo Cosentino, Secretário de Turismo.

Ainda dentro da programação, a Irmandade do Divino refaz anualmente a penitência de passar de casa em casa levando a bandeira do Divino e cantando músicas tradicionais. O grupo viaja durante nove dias e pernoita em casas que o acolhe.

Também é mantida a tradição de atravessar o Rio Tietê com dois batelões, um tipo de barco, para viagens e pousos. Na tarde do sábado as duas embarcações se encontram nas águas do Tietê e são disparados tiros pelos integrantes da irmandade.

Durante a festa centenas de fiéis se deitam nas ruas de Anhembi para receber a benção do divino. Segundo a tradição, ser tocado pela bandeira é uma forma de alcançar graças. Outras pessoas realizam o ato em agradecimento e penitência por algum pedido já alcançado.

“A festa é um dia de agradecimento e renovação de fé no Divino Espírito Santo. Nós deitamos no chão e somos abençoados pelo Divino Espirito Santo e sua Irmandade”, disse ao Acontece Botucatu, o fiel Alessandro Vendrami. Pessoas de todo o Brasil participam da festividade.

(Com G1)

Fotos: Alessandro Vendrami