Gaeco investiga esquema de corrupção no DER de Bauru

Região
Gaeco investiga esquema de corrupção no DER de Bauru 25 novembro 2016

gaecoO Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público prendeu, na manhã desta sexta-feira (25), cinco engenheiros civis e apreendeu nove computadores, aproximadamente R$ 15 mil em dinheiro e 700 dólares, além de armas de fogo de uso permitido e restrito.

Segundo o Gaeco, a Operação Estradas cumpriu mandados de busca e apreensão nas cidades de Bauru, São Paulo e Maringá (PR).

Por meio de investigação, que durou um ano e meio, apurou-se que os investigados formaram estruturada organização criminosa para a prática sistemática de peculatos, mediante fraude na execução de contratos administrativos firmados entre o Departamento de Estradas e Rodagem e quatro empresas do seguimento de engenharia.

Ainda de acordo com o Gaeco, o grupo, que vinha agindo desde o ano de 2010, perpetrava a adulteração de medições das quilometragens rodadas pelas viaturas de apoio aos usuários das rodovias da região de Bauru e Jaú, logrando, com isso, o superfaturamento dos valores pagos pelo estado de São Paulo às mencionadas empresas.

Parte das quantias subtraídas e desviadas, que ingressavam no patrimônio das empresas, retornavam ilicitamente a três engenheiros do DER de Bauru, que deveriam fiscalizar a execução do contrato.

O valor apurado de prejuízo ao Estado foi na ordem de, no mínimo, R$ 5.465.173,07. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado de Bauru, com apoio do Gaeco da Capital e da cidade de Maringá, bem como das Polícias Militar e Civil, também realizou buscas nas residências dos denunciados e nas sedes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) em Bauru e de uma das empresas investigadas, na cidade de São Paulo.

Além das prisões e buscas, o Juízo da 4ª Vara Criminal de Bauru também deferiu o sequestro de bens dos envolvidos.

Fonte: JCNET

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento