Festa de Aparecida de São Manuel prevê 50 mil turistas

O Distrito de Aparecida de São Manuel está pronto para receber turistas de toda a região. Os organizadores acreditam que mais de 50 mil pessoas devem visitar o segundo Santuário dedicado a Nossa Senhora Aparecida no Brasil durante os festejos que celebram a Assunção de Maria ao céu. As celebrações ocorrem desde o último dia 05 de agosto.

Para garantir a infraestrutura, suporte necessário ao evento e acolher melhor os visitantes, a Prefeitura de São Manuel realiza desde o final do ano passado uma série de melhorias no Distrito. Entre elas destacam-se a construção do Portal de entrada e a duplicação da Avenida Lídia Monteiro de Almeida, principal acesso entre a Rodovia Marechal Rondon e o Santuário.

Para o prefeito Marcos Monti, os trabalhos realizados no Distrito favorecem os são-manuelenses e turistas. “As obras ajudam a impulsionar o turismo religioso em Aparecida e beneficiam diretamente os moradores locais. Com a duplicação da avenida, turistas de todo o Brasil e a população de São Manuel terão acesso direto e seguro até o santuário e demais ruas do Distrito. Isso sem falar no portal, que ficou muito bonito e pode ser admirado da rodovia”.

 

A festa

 

Um dos eventos religiosos mais tradicionais da nossa região, a Festa de Assunção de Nossa Senhora ao Céu deve atrair mais de 50 mil pessoas até o Distrito de Aparecida de São Manuel. Romeiros de todo o País são esperados. A festa, que é realizada há 156 anos, é organizada pelo Santuário de Nossa Senhora Aparecida e recebe total apoio da Prefeitura de São Manuel.

O início da devoção e dos muitos relatos de milagres teve início com a chegada da imagem de Maria, vinda de Portugal no ano de 1858. Naquele tempo os festejos eram realizados no dia 8 de dezembro. Não se sabe ao certo quando a celebração passou a ocorrer no dia 15 de agosto, mas, foi apenas em 1950 que a Igreja Católica reconheceu dogmaticamente a doutrina de que a Virgem Maria, após completar o curso de sua vida terrestre, foi assunta de corpo e alma, na glória celeste.

Padre Rogério Zanateli, pároco do Santuário, faz um convite especial a população de São Manuel e região. “Convido todos a participarem dessa experiência de fé, fazendo o que Maria nos pede nas bodas em Can, a vontade de seu Filho Jesus. Vem pro Santuário, venha a Aparecida e construa conosco mais uma história de amor e de devoção.”

Ainda sobre a festa, a programação contempla a parte religiosa com missas, novenas, romarias e a procissão, que ocorre no entardecer do dia 15, e a festiva, com shows musicais, almoços e café da manhã, fogos de artifício e barracas de alimentação e de diversos produtos, marcas registradas do evento.

Pela movimentação da última semana, tudo leva a crer que a festa deste ano baterá recorde de público. Se isso acontecer, São Manuel e o Distrito Aparecida entram de vez no calendário turístico e religioso do Estado de São Paulo.

 

Programação religiosa

 

Dia 13 – quarta-feira

15 horas – Missa e Novena a Nossa Senhora Aparecida benção para os enfermos

19h30 – Missa do 8º Dia da Novena/ Tema: Maria, Mãe de Deus e nossa. Cônego Alberto Cristiano Fernando Campezato (Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Botucatu).

Dia 14 – quinta-feira

19h30 – Missa do 9º Dia da Novena/ Tema: Maria, um milagre de Deus para a nossa vida. Padre Silvano Palmeira (Paróquia Cristo Ressuscitado de Lençóis Paulista).

Dia 15 – sexta-feira

5 horas – Missa com o Cônego Marcelo Paes (Paróquia São Pedro e São Paulo – Lençóis Paulista).

6  horas – Missa com o Padre José Francisco (Padre Paquito).

7 horas – Missa com o Padre José Nunes (Paróquia Santo Antônio – Maristela).

8 horas – Missa com Padre João Batista (Paróquia São Manuel – São Manuel).

9 horas – Missa com o Cônego Joinville Arruda (Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Botucatu.

10 horas – Missa com o Arcebispo Dom Maurício Grotto de Camargo (Missa em ação de Graças)

17 horas – Procissão e Miss com Monsenhor Carlos José de Oliveira – Santuário Nossa Senhora Piedade de Lençóis Paulista.

 

Programação festiva

 

Dia 13 – quarta-feira

21 horas – Show com a Orquestra de Violas Caipiras de Itapuí

Dia 14 – quinta-feira

21 horas – Show com a Dupla Ever e Misael e Banda

Dia 15 – sexta-feira

4h30 – Salva de 21 Tiros em honra a Nossa Senhora

5 horas – Café da Manhã no Salão Paroquial em Prol do Santuário de Nossa Senhora Aparecida

11h30 – Almoço no Salão Paroquial em Prol do Santuário de Nossa Senhora Aparecida

14h30 – Leilão de prendas vivas no coreto (Doações de prendas e gado, responsável Luiz Crivelli)

19 horas – Queima de Fogos e encerramento da Festa da Assunção

Dia 17 – domingo

12 horas – Almoço no Salão Paroquial em Prol do Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Dia 30 – sábado

17h30 – Leilão de gado no Pratânia Leilões Rurais