Empresa abre comportas em Barra Bonita e Promissão

Segundo a AES Tietê, chuva do final de semana aumentou o nível dos reservatórios

Em razão das chuvas que atingiram a região no fim de semana, a AES Tietê anunciou nessa segunda-feira (22) a abertura das comportas das usinas de Barra Bonita e Promissão. Segundo a empresa, a manobra não gera risco à população e é necessária para controle do nível dos reservatórios, que estão operando, respectivamente, com 75% e 97% da sua capacidade.

Em Barra Bonita (68 quilômetros de Bauru), o procedimento foi realizado nessa segunda, às 12h, aumentando a vazão de água de 560 m³/s para 1.200 m³/s. Em Promissão (120 quilômetros de Bauru), a abertura das comportas ocorreu às 17h, com previsão de aumento da vazão de 1.130 m³/s para 1.900 m³/s.

“Entre sexta-feira (19) e hoje (segunda), choveu muito na região. Por isso, teremos de aumentar a vazão de água”, explicou Antônio Carlos Garcia, Gerente de Operações da AES Tietê. “A usina segue operando normalmente, de acordo com o despacho do ONS (Operador Nacional do Sistema)”.

A manobra

A abertura das comportas é um procedimento de segurança padrão para todas as hidroelétricas do país, realizada para controle do nível do reservatório. Antes do início da abertura, é feita inspeção visual na saída das comportas e acionada sirene para alertar a população no entorno da usina, com alcance de 3 quilômetros.

De acordo com a empresa, a abertura ocorre de forma gradativa para que a vazão da água seja liberada dentro do fluxo adequado para operação de cada usina, garantindo a segurança para os moradores da região e atendendo as normas do setor elétrico.

(Fonte: JC Net)