Defesa Civil treina brigadas de 39 municípios na quinta para combater incêndios

Nesta quarta (11) e sexta-feira (13),  39 cidades que integram a Coordenadoria Regional de Defesa Civil do Interior-7 (Redec-I/7) receberão um treinamento em Pederneiras (26 quilômetros de Bauru) visando à formação de brigadas para combate a incêndios em vegetação. Os municípios que cumprirem critérios pré-estabelecidos pelo órgão poderão receber kits de estiagem.

A chamada Oficina Preparatória para Operação Estiagem (OPOE) será realizada pela Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de São Paulo (Cedec), juntamente com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Policiamento Ambiental e 12º Grupamento de Bombeiros de Bauru, a partir das 8h, no Teatro Municipal, no Centro.

O evento tem como objetivo apoiar os municípios na certificação ambiental do Programa Município Selo “Verde Azul” e disseminação da filosofia de prevenção, sobretudo no que se refere à criação e manutenção de estrutura para atendimento às situações emergenciais e cuidados com o bem-estar da comunidade.

Segundo o tenente coronel Rogério Gago, coordenador da Redec Bauru e comandante do 12.º Grupamento de Bombeiros, o encontro contará com palestras e treinamentos práticos realizados por representantes da Cedec, Cetesb, Secretarias Estaduais do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos, Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros.

Entre os assuntos que serão discutidos estão a Operação Corta-Fogo, o combate ao Aedes aegypti no estado, Programa Município Verde Azul, aeronaves de combate a incêndios, kits estiagem, fiscalização de queimadas e incêndios florestais e a importância da formação regional de brigadistas e do acionamento pelo Corpo de Bombeiros.

De acordo com a Lei 12.608/12, cabe aos municípios identificar e mapear suas áreas de risco e de desastre. Já os estados, além das mesmas responsabilidades, também têm a obrigação de realizar estudos para identificação de ameaças, suscetibilidades e vulnerabilidades, em conjunto com a União e municípios.

No dia 12, às 9h, durante abertura solene do evento, o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira, irá inaugurar o escritório regional da Defesa Civil Estadual, com sede física no 12º Grupamento de Bombeiros de Bauru. Os escritórios regionais servem como base de apoio ao coordenador regional de Defesa Civil, que é o representante da coordenadoria estadual, e contribuem para melhorar o atendimento à população.

Serviço

Oficina Preparatória para Operação Estiagem e Formação de Brigadas Municipais para Combate a Incêndios. Endereço: Teatro Municipal “Flávio Razuk”, localizado na rua Prudente de Moraes, nº 211, Pederneiras

Data: 12 e 13 de maio de 2016 (quinta e sexta-feira) As inscrições serão gratuitas e podem ser feitas no site http://www.sidec.sp.gov.br/producao/Diplencurso/cursos.php. Informações pelos telefones (14) 3222-5553 ou (14) 99684-1713, com cabo Villares.

(JC Net)