Cinema sustentável do Brasil chega a Pardinho

Pardinho receberá um convidado especial para agitar a agenda cultural: o Cinesolar, primeiro cinema itinerante sustentável do Brasil. O projeto exibirá o filme “Colegas”, de Marcelo Galvão, no sábado (31), às 19 horas, no Centro Max Feffer. Antes da sessão, às 16 horas, a iniciativa promoverá, no mesmo local, uma oficina de sustentabilidade para crianças e adolescentes. Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público.

O Cinesolar é uma estação móvel equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas – tudo isso utilizando energia limpa e renovável. O diferencial desta iniciativa é que o próprio veículo possui toda a estrutura para realizar esse tipo de ações, desde cadeiras para o público até uma cabine de DJ.

“É mais que um cinema itinerante que funciona com energia renovável. Através deste projeto buscamos sensibilizar as pessoas para as questões relacionadas à sustentabilidade e à arte. Procuramos levar estes conceitos para diversos lugares, e apresentar o Cinesolar como uma proposta prática de ação sustentável e de democratização do acesso à cultura”, diz Cynthia Alario, diretora da Brazucah Produções, responsável pelo projeto.

O circuito itinerante do Cinesolar tem o patrocínio das empresas Votorantim Cimentos, Votorantim Energia e do Instituto Votorantim. Desde abril, várias cidades de São Paulo já receberam a programação cultural do projeto. Além das sessões de cinema com a exibição de curtas e longas-metragens, a estação móvel realiza oficinas de música orgânica, que reutilizam materiais para a confecção de instrumentos e a criação de músicas coletivamente. De maio a junho, vinte cidades receberão o Cinesolar. As próximas serão: Cajamar, Ibiúna, São José do Rio Preto e Mirassol.

 

Sinopse – “Colegas”

Três amigos portadores da síndrome de Down vão superar suas limitações para correr atrás de seus maiores sonhos. Inspirador pelo filme Thelma & Louise, o grupo foge no antigo carro do jardineiro e parte em uma viagem que tem a felicidade como objetivo. Márcio deseja voar como um pássaro, Aninha espera arrumar um bom partido para se casar e Stalone só quer ver o mar pela primeira vez. Eles vão viver diversas aventuras juntos e descobrir que a felicidades é um direito de todos

Gênero – Comédia

Direção e roteiro – Marcelo Galvão

Elenco: Lima Duarte, Juliana Didone, Leonardo Miggiorin, Marco Luque, Ariel Goldenberg, Breno Viola e Rita Pokk.

Duração – 100 min

Classificação – 10 anos