Cidades terão Planos de Saneamento; São Manuel está inserida

 

saneamentoA Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos abriu edital para selecionar as empresas que farão os Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSBs) de 164 cidades paulistas, 17 delas na região. A obrigatoriedade do documento é prevista em lei federal e, além de visar à universalização dos serviços de água e esgoto, drenagem e resíduos sólidos em cada localidade, garante a transferência de recursos da União para os municípios

O edital foi dividido em quatro lotes, contemplando 13 regiões, conforme a localização das bacias hidrográficas: Lote 1 (Alto Tietê, Tietê/Jacareí e Médio Paranapanema), Lote 2 (Tietê/Batalha, Aguapeí, Peixe e Pontal do Paranapanema), Lote 3 (Pardo, Sapucaí/Grande, Baixo Pardo/Grande, Baixo Tietê) e Lote 4 (Turvo/Grande e São José dos Dourados).

Arealva, Areiópolis, Balbinos, Cafelândia, Dois Córregos, Duartina, Espírito Santo do Turvo, Garça, Getulina, Guaimbê, Igaraçu do Tietê, Paulistânia, Pongaí, Pratânia, São Manuel, Ubirajara e Vera Cruz foram incluídas pelo Estado no pacote. O serviço, orçado em R$ 13 milhões, será realizado com recursos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).

Como será o PMSB?

O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) contratado pelo Estado levará em conta o crescimento populacional de cada município nos próximos 20 anos, com a previsão das possíveis indústrias que se instalarão na região, atividades que podem ser incorporadas, o levantamento de todas as obras que precisarão ser feitas para suprir as necessidades da população e a análise do aumento da demanda. De posse desses fatores, será feito o cálculo dos possíveis investimentos a serem realizados pelo município.

Fonte Jcnet