Biometria chega aos municípios de Itatinga e Pardinho

A 26ª Zona Eleitoral deu início nesta semana ao recadastramento biométrico nas cidades de Itatinga e Pardinho. A partir de agora os eleitores desses dois municípios não precisarão mais se deslocar a Botucatu para obter os serviços do Cartório Eleitoral. Neste período de final de alistamento, que se estenderá até o início de maio, o atendimento será realizado todos os dias da semana. Em Itatinga, o serviço estará disponível na Casa do Cidadão, e em Pardinho na Câmara Municipal, sempre das 13 às 17 horas.

Além da biometria, o eleitor poderá solicitar serviços de transferência, revisão (alteração de nome, local de votação, etc) ou alistamento. Vale ressaltar que os jovens com 18 anos (completados em 2015) deverão apresentar documento original (RG, Certidão de Nascimento ou Carteira de Trabalho), comprovante de residência e a Reservista ou Alistamento Militar. Os eleitores que completarão 16 anos antes das Eleições de outubro poderão solicitar o título, mediante documentos pessoais. Já para a biometria, os eleitores deverão comparecer aos postos de atendimento munidos de documento pessoal, comprovante de residência e título de eleitor (não obrigatório).

Para o chefe do Cartório Eleitoral, Igor Ignácio, o início do recadastramento é um conquista para os eleitores de Itatinga e Pardinho. “Estamos com posto de atendimento nesses dois municípios há quatro anos, mas com a implantação da biometria o serviço de emissão de título estava suspenso. Agora conseguimos os equipamentos necessários para iniciar os trabalhos. É uma conquista para nós, da Justiça Eleitoral, e para os eleitores, que não vão mais precisar se deslocar até Botucatu para obter nossos serviços. Agradeço ao empenho do Tribunal Regional Eleitoral, que entendeu nossa necessidade, e aos governantes dos dois municípios, que disponibilizaram os locais e infraestrutura necessária para instalação dos postos de atendimento”, afirma Ignácio.

Biometria

O processo de recadastramento teve início em Botucatu em agosto de 2015. Nesse período já foram registrados aproximadamente 12 mil atendimentos, entre alistamento, revisão e transferência. Vale ressaltar que a Biometria é feita através de agendamento. O eleitor pode escolher o dia e horário através do site www.tre-sp.jus.br ou pessoalmente na sede do Cartório Eleitoral, que fica a Rua Monsenhor Ferrari, 466, Centro. A agenda está com disponibilidade de vaga para o mês de abril, para atendimento em Botucatu, e ainda temos vagas em março para atendimento em Itatiga e Pardinho. Vale lembrar que o cadastro eleitoral fechará no início do mês de maio, portanto nesse período o expediente será estendido para a parte da manhã, finais de semana e feriado. O atendimento será das 9 às 18 horas, inclusive no feriado de 21 de abril.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3814-5536 ou 3815-5379.