Anhembi prepara sua Festa do Divino Espírito Santo

Com previsão de receber  milhares de visitantes de toda região, acontece entre os dias 6 a 8 de junho em Anhembi a tradicional Festa do Divino  Espírito Santo. A história conta que os primeiros moradores de Anhembi pediam ao Divino Espírito Santo e a Nossa Senhora dos Remédios para que desaparecessem das águas do rio Tietê a peste da malária e o mal de Chagas.

A festa tornou-se  religiosa e folclórica e faz parte da história do município de Anhembi, com 150 anos de tradição. Todos os anos, a Irmandade do Divino refaz a penitência de viajar de casa em casa levando a Bandeira do Divino e cantando louvores ao Divino Espírito Santo.

Como os barcos foram muito usados para percorrer o Rio Tietê no início, hoje eles mantêm a tradição de usar dois batelões, que levam 120 Irmãos do Divino viajando por 9 dias que usam uniformes azuis durante a peregrinação e, no dia da Festa, se vestem de branco. A festa ocorre sempre no dia de Pentecostes. No domingo encenam o encontro que ocorria antigamente nas canoas, que era o momento em que eles voltavam da peregrinação