Alckmin participa do Dia do Rio Tietê em Barra Bonita

Autoridades representando diversas prefeituras da região estiveram Estância Turística de Barra Bonita nesta quinta-feira para recepcionar o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que participou das comemorações do Dia do Rio Tietê. A data é comemorada em âmbito estadual desde 2002. Em Barra Bonita a data foi instituída em 2001 através de um Projeto de Lei do então vereador Manoel Fabiano Ferreira Filho.

Alckmin chegou ao local do evento em um bonde turístico, um dos atrativos da cidade, acompanhado por secretários de Estado, pelo prefeito anfitrião José Carlos de Mello Teixeira – Nenê e a primeira dama Christa, o presidente da Câmara de Barra Bonita José Jairo Meschiato e demais autoridades.
Na oportunidade, governador participou da soltura de 50 mil peixes no Rio Tietê e acompanhou a chegada do flutuador do projeto “Rios de São Paulo”, da Rede Globo, trazido pelo ecoesportista Dan Robson. O equipamento é uma espécie de medidor da qualidade da água.

Durante a navegação, que começou no dia 22 agosto, 80% dos índices de oxigênio aferidos foram considerados ruins ou péssimos. Alckmin classificou essa realidade como um “desafio”. “Temos melhorado (a qualidade da água) ao longo dessas duas décadas de trabalho no Tietê. O primeiro desafio é o esgoto”, disse o governador.

Citou o investimento no tratamento de esgoto, como em Barra Bonita. Atualmente a cidade trata cerca de 20% do esgoto. Até julho de 2012 a cidade deverá estar tratando 100% do esgoto disse o governador. O investimento na obra, que já começou, é de R$ 13 milhões.

Ao término do evento o governador, junto do prefeito Nenê, acompanhados por uma comitiva, foram até o centro da cidade onde Alckmin visitou o “salão do Babi”, tradicional barbearia, tirou fotos e tomou um refrigerante na “Padaria do Carlinhos”, outro estabelecimento tradicional do centro comercial encerrando sua visita ao município.