Vereadores pleiteiam Escola Legislativa em Botucatu

Política
Vereadores pleiteiam Escola Legislativa em Botucatu 24 abril 2013

Desde o início desta legislatura, os vereadores João Elias (PDT) e André Rogério Barbosa – Curumim (PSDB) estão buscando informações sobre a Escola Legislativa, com o objetivo de oferecer aos funcionários da Câmara, vereadores e, sobretudo, ? população, a oportunidade de uma formação continuada.

Essa escola oferece cursos permanentes voltados ? educação para a cidadania. Neste sentido, por exemplo, cursos de formação de líderes comunitários, e uma série de outros temas que melhoram a atuação do parlamentar, capacitam os funcionários e prepara a população para uma atuação na sociedade de forma mais engajada e comprometida com o processo político.

Por conta desta busca de informações e conhecimento, os vereadores já estiveram em Taubaté onde a Escola Legislativa vem se tornando referência no estado e participaram de uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Limeira, com vereadores da própria casa e das Câmaras Municipais de Taubaté, Araraquara, Araras e Monte Alto.

Legisladores querem, com o apoio do presidente da Casa, Ednei Carreira (PSDB) organizar uma Audiência Pública em Botucatu e contar com a participação de todos os vereadores, cidades vizinhas e também da população de Botucatu.

Na visão dos parlamentares, a população precisa de uma ferramenta que possa oferecer formação política e instrumentos que ajudem a todos, numa co-responsabilidade, a dinamizar e otimizar a atuação frente ao desafio de tornar Botucatu uma cidade onde de fato a população participa do processo político. “Estaremos democratizando o Poder Legislativo que é de suma importância para o desenvolvimento da nossa cidade. A participação da população ajuda na qualidade das ações parlamentares e todos ganham”, diz João Elias.

Curumim enfatiza que a Escola Legislativa, ocupará um vazio que existe na cidade quando a questão é formação para a cidadania. “Hoje, o conhecimento, a formação continuada em todas as áreas é necessidade vital. Um bom exemplo é o mercado de trabalho, que se a pessoa não se capacitar fica de fora. Portanto, na política não pode ser diferente”, aponta Curumim. “Para uma boa atuação política, seja por parte dos eleitos ou da população em geral, não basta só boa vontade, é preciso conhecer os caminhos, questões técnicas e o papel de cada ator dentro do processo”, completa.

{n}Escola legislativa{/n}

O objetivo da Escola Legislativa é realizar cursos, palestras, debates e seminários, inclusive em parceria com instituições cientificas e educacionais; aprofundar a aproximação entre a Câmara Municipal e a comunidade, por meio de projetos de educação política e de mecanismos de participação popular, visando ao fortalecimento do Poder Legislativo como instrumento essencial ao Estado Democrático e ao exercício da cidadania.

Atuando nas escolas de ensino fundamental e médio; associações de moradores de bairros; entidades civis organizadas, nas suas atuações e no processo organizacional e administrativo, sua importância é a valorização do parlamento e sua aproximação com a sociedade. Através da Escola Legislativa a população terá formação continuada, voltada para os temas de cidadania e política.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Salles institucional
Oferecimento