Vereador quer retorno das cirurgias em hospital

Política
Vereador quer retorno das cirurgias em hospital 11 outubro 2013

Em sessão legislativa os vereadores aprovaram por unanimidade um requerimento assinado pelo vereador do PT (foto) Lelo Pagani (PT), que sugere ao Poder Executivo, a volta do funcionamento do centro cirúrgico do Hospital Sorocabano, atual Hospital do Bairro, para cirurgias de baixa complexidade.

Pagani argumenta que mesmo sendo de origem privada, o Hospital Sorocabana tinha papel fundamental na organização do Sistema Público de Saúde do Município e também era referência a outras cidades da região que se valiam de seus serviços. Por este motivo, a Prefeitura de Botucatu ajuizou ação de desapropriação e adquiriu o imóvel para o Município ao custo de R$ 1.100.000,00. A posse obtida em julho de 2011, também garantiu aos funcionários demitidos o recebimento das verbas rescisórias.

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde, promoveu a reabertura do “Hospital do Bairro” que também abriga o Pronto-Socorro Pediátrico denominado “Professor Dr. Antonio de Pádua Campana”, num processo de reforma para modernização de suas instalações a um custo de investimento na ordem de R$ 1.730.000,00.

O vereador petista lembra que o antigo Hospital Sorocabana não abriga apenas um PS pediátrico. No andar superior, onde já funcionam a parte de oftalmologia, ultrassonografia e raio-x, há um posto de coleta de exames, 14 leitos de retaguarda pediátrica e que a gestão do Hospital do Bairro e PS Pediátrico é de cooperação mútua entre Poder Público Municipal, Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) e Fundação para o Desenvolvimento Médico Hospitalar (Famesp).

“Considerando que, mesmo com todos esses ótimos avanços que aconteceram, recentemente, há a percepção na fala de vários profissionais da saúde do município que a população de nossa cidade ainda precisa de um hospital secundário para cirurgias de porte pequeno e médio. Por isso sugeri que se estude ações para permitir a volta do funcionamento do centro cirúrgico do hospital”, destacou Pagani.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento