Vereador pede aceleração construção de Unidades de Saúde

Lelo Pagani, vereador do PT (foto) está sugerindo ao Poder Executivo, a possibilidade de utilizar os projetos de arquitetura padronizados para acelerar a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) oferecidos pelo Ministério da Saúde, cujos projetos estão disponíveis na página do Departamento de Atenção Básica do Ministério.

O objetivo, segundo Pagani, é agilizar a conclusão das obras, garantir melhor acolhimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e melhorar as condições de trabalho dos profissionais. Os municípios terão acesso a quatro tipos de plantas para contemplar todas as perspectivas da unidade de saúde, incluindo a instalação elétrica e hidráulica, esquadrias, revestimentos e bancadas.

“Em março deste ano, o Ministério da Saúde dobrou o valor do financiamento das unidades e teve o tamanho ampliado contando com salas de reuniões, salas de atividades coletivas, consultórios e farmácia. Os projetos arquitetônicos são uma alternativa para os gestores municipais que não são obrigados a utilizá-las. Segundo o Ministério, porém, a adoção do modelo agiliza todo o processo de construção, além de gerar uma economia de tempo e de recursos referentes ? contratação do projeto, que variam entre R$ 15 mil e R$ 20 mil por unidade”, explica Pagani que aguarda a resposta do Executivo.