Vereador defende instalação de coletores de bitucas

Política
Vereador defende instalação de coletores de bitucas 07 fevereiro 2012

Entre os cinco requerimentos apresentados e aprovados em plenário pelo vereador Alexandre Granado, o Xê (PSDB), na sessão ordinária da última segunda-feira (6) um deles chamou a atenção pela sua peculariedade. A sessão foi a primeira de 2012, depois do recesso parlamentar.

A questão debatida pelo parlamentar se refere ? instalação de bituqueiras nas ruas da Cidade. No requerimento nº 029/2012, Xê sugere a instalação dos equipamentos coletores de bitucas de cigarros em todas as áreas públicas, nos corredores de comércio e em frente ? s portas de casas noturnas de Botucatu. Com isso, intenta-se a diminuição do lixo formado por bitucas e cartelas de cigarro.

“Estive visitando locais onde essas bituqueiras foram instaladas e elas têm dado certo. Acredito que fazendo uma campanha orientativa, podemos evitar que milhares de bitucas de cigarros sejam jogadas ao chão e caiam nas bocas de lobo de escoamento de águas pluviais”, justifica Xê.

O vereador tucano lembra que a bituca de cigarro leva cerca de cinco anos para se decompor. Enquanto isso, entopem bueiros e poluem o solo e as águas com suas substâncias tóxicas, como chumbo, cádmio e arsênio. Em alguns casos podem causar incêndios. Apesar de experiências, transformando a bituca em papel, ela ainda é considerada um item não reciclado. Em países desenvolvidos o ato de jogar bituca de cigarro na rua acarreta em multa.

Além das bituqueiras, Xê solicita ao Executivo a possibilidade de estender a área de escape (acostamento) da Rodovia Alcides Soares até a portaria da Fazenda Lageado. O objetivo é o de oferecer mais segurança ? s pessoas que fazem caminhadas e utilizam bicicletas na via.

Também aponta a necessidade de construção de uma cobertura na Creche Dr. Roberto Domingos Andreucci, localizada na Avenida Vital Brasil, ao lado da Associação Atlética Ferroviária (AAF). A ideia é proporcionar mais conforto para as crianças e professoras que utilizam a área de lazer sob sol, estando sujeitas a problemas de saúde.

Pintura de solo também foi tema de um requerimento onde o parlamentar solicita a realização do serviço nas Ruas Tenente João Francisco, Major Matheus, Braz de Assis e Jorge Barbosa de Barros. Por fim, Xê sugere a criação de um Centro de Exposições. Para o parlamentar, esse espaço ser implantado nas instalações do antigo barracão da Ferrovia Paulista Sociedade Anônima (FEPASA).

Foto: Divulgação

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Supermusculos quarta
Oferecimento