Vereador de Botucatu discute Reforma Política no Brasil

O vereador João Elias (SD) esteve na cidade de São Paulo participando do primeiro encontro político promovido pelo grupo “Coalizão Estadual pela Reforma Política” que tratou, entre outras coisas, da criação de um Fórum Social Temático pela Reforma Política. A reunião aconteceu na Cúria Arquidiocesana de São Paulo e contou com a participação de inúmeras entidades e movimentos sociais dos mais variados segmentos.

O tema foi colocado pelos organizadores como sendo uma necessidade primordial para o país. Logo no início do encontro o assunto foi tratado como uma prioridade, tendo sido destacado o fato de que a Reforma Política está há anos parada no Congresso Nacional, e, de acordo com o grupo, sem sua devida tramitação, o que acaba acarretando em problemas no sistema democrático e eleitoral.

Para o legislador, o encontro foi bastante produtivo. “A Reforma Política é uma necessidade real do nosso país e precisa realmente ser debatida”, disse. “Tive a satisfação de poder participar desse encontro com grandes estudiosos do tema, como meu amigo Chico Whitaker, que já recebeu o prêmio Nobel Alternativo conferido pelo Parlamento Sueco e é um dos idealizadores da Comissão Brasileira de Justiça e Paz”, comentou Elias.

Ainda de acordo com João Elias, as discussões são apenas iniciais e devem se expandir para outras regiões. “Tivemos esse encontro na Capital, mas o que me preocupa é perceber que em Botucatu e em outras cidades da nossa região, muito pouco ou quase nada é discutido sobre o tema”, analisou. “Esse é um dos meus objetivos. Expandir essa discussão e mobilizar lideranças da nossa região nessa luta”, concluiu o vereador.