Teatro Municipal sedia ciclo de debates do TCE

Fotos: Érica Martins

Na manhã desta sexta-feira, dia 10, no Teatro Municipal de Botucatu, foi realizado o evento do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE), “Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Agentes Municipais”. O evento gratuito teve o como objetivo central o esclarecimento de dúvidas concernentes ? atividade da fiscalização sendo que prefeitos, presidentes de câmaras e dirigentes municipais tiveram a oportunidade de verem esclarecidos pontos de interesse para a correta prestação de contas a que estão sujeitos.

O ciclo de debates realizado em Botucatu envolve a Unidade Regional do TCE de Bauru que abriga não somente Botucatu como outros municípios como: Águas de Santa Bárbara, Arandu, Areiópolis, Avaré, Barra Bonita, Botucatu, Cerqueira César, Dois Córregos, Iaras, Igaraçu do Tietê, Lençóis Paulista, Macatuba, Manduri, Mineiros do Tietê, Óleo, Pratânia e São Manuel.

A mesa de autoridades do evento foi composta pelo presidente do TCE, Antonio Roque Citadini, pelo secretário geral do TCE, Sérgio Ciquera Rossi, pelo integrante do TCE, Alexandre Teixeira, pelo diretor da UR do TCE de Bauru, José Paulo Nardoni, pelo prefeito municipal, João Cury e pelo presidente do Poder Legislativo de Botucatu, vereador Ednei Carreira.

Foram debatidos temas relativos a ensino, mobilidade urbana, previdência, saneamento e resíduos sólidos, saúde, terceiro setor e lei de acesso ? informação. O ciclo realizado em Botucatu é o 10° evento de um total de 40 ciclos de debates que começaram no dia 22 de março e ocorrerão durante todo o ano até o dia 22 de novembro.

Os vereadores Carreira, Carlos Trigo, Rose Ielo, João Elias e Izaias Colino também participaram do evento juntamente com os servidores da Câmara Municipal dos setores de administração e contabilidade. O evento também contou com a participação de diversos secretários municipais e autoridades de diversos municípios da nossa região.

Antonio Roque Citadini, presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, fez a abertura do evento exaltando a participação dos representantes das administrações municipais presentes e ressaltou a importância do evento. “Muitas pessoas questionaram a realização desses ciclos de debates dizendo que deveríamos manter a distância, mas o manter as administrações públicas a par das exigências e normas do TCE é importante para o bom e ético andamento dos trabalhos nas prefeituras e câmaras municipais”, destacou.

Para o presidente da Câmara de Botucatu, vereador Carreira, a participação do Poder Legislativo é essencial. “A Câmara Municipal de Botucatu não poderia deixar de participar de um evento desse porte. O Poder Legislativo sempre manteve uma boa relação com o TCE e é necessário sempre reciclarmos nosso conhecimento a fim de mantermos o nosso padrão de comprometimento em sempre prestar contas com ética, responsabilidade e eficiência”, informa.