Sistema AutoPulse é solicitado para o Samu

Política
Sistema AutoPulse é solicitado para o Samu 31 maio 2015

O presidente da Câmara Municipal de Botucatu, vereador André Rogério Barbosa – Curumim (PSDB) está solicitando, via requerimento, a aquisição de um sistema denominado “AutoPulse” para as unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da cidade. O pedido foi aprovado pela unanimidade dos demais legisladores e encaminhado ao deputado estadual Fernando Cury e ao secretário municipal de Saúde, Cláudio Lucas Miranda.

O sistema é um meio automatizado de massagem cardíaca com impacto direto na melhoria da sobrevida dos pacientes, permitindo agilidade no atendimento, eficácia na compressão torácica e frequência de massagens, além de manter a pressão de fluxo sanguíneo inclusive durante o transporte ao hospital.

 De acordo com o requerimento, a regional de Botucatu atende uma média de sete mil ocorrências por ano em suas quatro unidades de atuação (Botucatu, Pardinho, Anhembi e Areiópolis). “Sabemos que é um serviço essencial que salva muitas vidas todos os dias e com a aquisição desse equipamento, poderemos garantir um aumento na sobrevida de 2% para 25% de pacientes com parada cardíaca, um número muito significativo e que deve ser levado em consideração”, justifica Curumim.

O legislador destacou também o fato de que o aparelho engrandeceria a atuação do serviço na cidade. “Os problemas referentes ao coração, pelo que sabemos, sempre necessitam de extrema urgência e qualidade, uma vez que estão em jogo a vida e possíveis sequelas do paciente. Temos em Botucatu um Samu muito competente, que quase sempre realiza seus atendimentos em prazos inferiores aos estipulados como base pelo Ministério da Saúde e fornecer mais ferramentas para o sucesso do trabalho deles é o mesmo que oferecer mais chances de sobrevivência pra todos os botucatuenses”, analisa o presidente.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento