Sete vereadores rejeitam pedido de fiscalização em plataformas para deficientes nos ônibus de Botucatu

Política
Sete vereadores rejeitam pedido de fiscalização em plataformas para deficientes nos ônibus de Botucatu 27 março 2017

 

Foto Câmara Municipal: Requerimento do vereador Trigo pedia participação do MP nas plataformas para deficientes

A Câmara Municipal de Botucatu teve uma discussão polêmica na sessão ordinária desta segunda-feira, 27. O vereador Carlos Trigo (PDT) apresentou no plenário um requerimento direcionado ao representante do Ministério Público do Estado de São Paulo, Promotor Dr. Paulo Sérgio Abujamra.

“Solicitando informar sobre a possibilidade de, no âmbito de competência dessa promotoria, apurar a responsabilidade quanto ao grave problema envolvendo os frequentes casos de quebras e mau funcionamento das plataformas elevatórias (elevadores) existentes no transporte coletivo de Botucatu, devido à falta de manutenção, bem como promover as penalidades cabíveis”, dizia o documento do parlamentar.

Deficiente visual, o vereador baseia seu trabalho desde 2001 na questão da acessibilidade em Botucatu. Até aí, tudo normal, qual seria o problema do Ministério Público fiscalizar e zelar por um serviço como esse? Mas, de forma surpreendente, os vereadores da base governista não entenderam dessa forma e rejeitaram o requerimento.

O líder do governo na Câmara, o vereador Carreira (PSB) pediu a palavra para justificar negativa. Disse que não haveria a necessidade dessa fiscalização, pois o contrato está sendo rompido com as empresas que atuam no transporte público.

Mas como é de conhecimento de todos, inclusive dos vereadores, a questão se arrasta há meses e não existe um prazo estipulado para que a rescisão seja concretizada. Em entrevistas aos órgãos de imprensa de Botucatu, o Prefeito Mário Pardini costuma dizer que o caso vai longe, podendo ser judicializado.

Em sua fala, Trigo disse que os 7 vereadores votaram contra a causa dos deficientes físicos, e que estariam indo contra tudo o que a lei de acessibilidade manda. “Todos os ônibus estão com problemas e a Câmara vai ignorar o fato por questão política”, disse Trigo.

Outros vereadores usaram a palavra para dizer que não eram contra os deficientes, mas sim desfavoráveis a um requerimento que versava sobre algo que já estava sendo feito. Teoricamente a Prefeitura é a responsável pela fiscalização, mas diversas reclamações são feitas diariamente por conta dos problemas constantes.

Vale lembrar que há três sessões, os mesmos legisladores defenderam na tribuna o vereador Paulo Renato das críticas feitas por Trigo, Rose e Abelardo, quando o parlamentar do PSC pedia melhorias na Praça do Paratodos. A chamada oposição dizia que a Prefeitura já estava realizando serviços no local que hoje abriga diversos trailers de lanche. Nos mesmos moldes da discussão desta noite, o requerimento foi aprovado na oportunidade.

Votaram contra o requerimento os vereadores Carreira (PSB), Paulo Renato (PSC), Cula (PSC), Jamila Cury Dorini (PSDB), Zé Fernandes (PSDB), Laudo (PP) e Alessandra Lucchesi (PSDB). Os parlamentares favoráveis ao requerimento foram Abelardo (PMDB), Rose Ielo (PDT) e o próprio autor, Carlos Trigo (PDT). O Presidente do Poder Legislativo, Izaias Colino (PSDB), não vota.

 

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento