Petista sugere Instituto de Transplante Òrgãos

Política
Petista sugere Instituto de Transplante Òrgãos 02 abril 2014

Vereadora Rose Ielo (PT], apresentou um requerimento direcionado ao Ministro da Saúde, Arthur Chioro, solicitando, estudos que possibilitem, por contribuição do Ministério, a criação de um Instituto de Transplante de Múltiplos Órgãos em Botucatu, além de um Centro de Pesquisa Avançada em Transplantes.

A vereadora ressalta que desde 2011, o programa de transplante do Hospital das Clínicas da Unesp em Botucatu se expandiu para realização de transplante de pâncreas, rim e fígado. “Considerando, ainda, a crescente demanda por transplantes, a localização geopolítica do HC, a importância estratégica do Hospital Universitário Estadual como centro de ensino e pesquisa, e referência como maior transplantador de rim e pâncreas do Interior do Estado de São Paulo, é de extrema importância que Botucatu possua Instituto de Transplante de Múltiplos Órgãos em Botucatu, além de um Centro de Pesquisa Avançada em Transplantes. É o que solicito ao ministro demonstrando nossa necessidade através de projeto e informações que envio em anexo ao ministério”, destaca Rose Ielo.

Lembra a petista que o HC é referência no Brasil e Internacionalmente em ensino, pesquisa e extensão, oferecendo cursos de graduação em medicina humana, enfermagem, programas de residência médica, pós- graduação stricto sensu e aprimoramento profissional. A Faculdade de Medicina realiza o serviço de transplante renal desde 1987, ou seja; há 24 anos e nos últimos 05 anos a média de transplantes renais foi de 75 transplantes por ano, e atualmente tem a maior lista de espera do interior paulista com 350 pacientes.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Salles institucional
Oferecimento