Parlamentar discute ações em prol das feiras livres

Diante do enfraquecimento notável das Feiras Livres de Botucatu, uma reunião entre representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e da Faculdade de Tecnologia de Botucatu (Fatec) discutiu ações que possam revitalizar o setor na Cidade.

O encontro contou com a participação do vereador Fontão (PSDB), que afirma estar sensibilizado com a perda de espaço desses produtores e comerciantes no setor alimentício de Botucatu.

A reunião foi embasada nos resultados de um estudo realizado por estudantes do curso de Gestão em Agronegócios da Fatec, que investigou o perfil dos feirantes e as características dessa população.

A pesquisa, intitulada ‘Perfil dos Feirantes de Botucatu’ e apresentada no ‘II Simpósio Nacional de Tecnologia em Agronegócios 2010’, foi realizada pelos alunos Edval Luiz Batista dos Santos, Evandro Enilson Gomes e Janaína Ritter Moreira. Também participaram da investigação os professores Osmar Delmanto Júnior e Ieoschua Katz.

Conforme o vereador Fontão (PSDB), diante dos dados apontados será mais fácil programar intervenções e incentivos ? s Feiras Livres na Cidade. “Esse comércio sempre foi forte em Botucatu e não podemos deixar que isso acabe. Segundo a pesquisa, 77% dos feirantes têm entre 46 e 61 anos. Se não fizermos alguma coisa, em breve não teremos mais feiras”, destaca.

Para dar continuidade ? proposta de incentivo ? s Feiras Livres, o parlamentar afirma que em breve será realizada uma reunião com os feirantes para discutir possíveis ações. Esse encontro deve ocorrer entre dezembro deste ano e janeiro de 2011. “Temos de escutar os feirantes, uma vez nada poderíamos fazer sem que o setor concorde com as idéias levantadas. O diretor da Subsecretaria Municipal de Agricultura, Márcio Campos, está empenhado na questão e tenho a certeza de que o tema será amplamente discutido”, ressalta Fontão.

“As Feiras Livres sempre foram um patrimônio da população e um espaço de convivência da comunidade, além de representar o sustento de diversas famílias. Vamos lutar para que essa situação de enfraquecimento seja solucionada e Botucatu possa voltar a contar com essas possibilidades de comércio”, salienta o vereador Fontão (PSDB).

Fonte e foto: André Luís Lourenço
Assessoria de Imprensa – Câmara Municipal de Botucatu