Listagem dos filiados em partidos pode ser consultada

Política
Listagem dos filiados em partidos pode ser consultada 24 abril 2014

Foto: Divulgação

Igor Ignácio, chefe do cartório da 26ª Zona Eleitoral, onde estão inseridas as cidades de Botucatu, Itatinga e Pardinho está comunicando os partidos políticos que já podem ser consultadas no sistema Filiaweb da Justiça Eleitoral as relações atualizadas de filiados dos partidos políticos. O sistema Filiaweb foi desenvolvido pela Justiça Eleitoral para que os partidos políticos administrem e informem, via internet, suas listas de filiação partidária em todo o país. É acessado em http://filiaweb.tse.jus.br.

A legislação estipula que os partidos devem encaminhar ? Justiça Eleitoral listas atualizadas de seus filiados sempre nos meses de abril e outubro de cada ano. O prazo para o envio das relações terminou no dia 14 de abril. O Brasil tem 32 partidos com registro deferido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995) estabelece que as relações devem conter a data de filiação e o número dos títulos e das seções eleitorais em que os filiados estiverem inscritos. As informações devem ser disponibilizadas todos os anos para a Justiça Eleitoral pelos próprios partidos, por meio do sistema Filiaweb, aplicativo que permite a interação on-line com o Sistema de Filiação Partidária.

A legislação eleitoral determina ainda que, se a relação de filiados não for enviada pelos partidos até o prazo fixado no provimento da Corregedoria-Geral Eleitoral, a filiação constante na última relação remetida ? Justiça Eleitoral permanecerá inalterada (parágrafo 1º do artigo 19 da Lei dos Partidos Políticos).

Para concorrer a um cargo eletivo em 5 de outubro deste ano, o candidato tem de estar filiado ao partido pelo qual pretende concorrer há pelo menos um ano antes do pleito. Essa é uma das condições de elegibilidade exigidas pela legislação.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Salles institucional
Oferecimento