Lei visa acabar com problema dos fios soltos na cidade

Política
Lei visa acabar com problema dos fios soltos na cidade 16 setembro 2015

Vereadores na Câmara Municipal de Botucatu aprovaram o Projeto de Lei de número 68/2015, de autoria do vereador Fernando Carmoni (PSDB), que dispõe sobre a obrigatoriedade da empresa concessionária ou permissionária de energia elétrica do município, realizar o alinhamento e retirada dos fios inutilizados nos postes. A lei entra em vigor assim que sancionada pelo prefeito João Cury Neto.

O grande objetivo do PL, de acordo com o vereador, é corrigir um grave problema que toma conta das ruas de Botucatu, que é o abandono de cabos e fios soltos em postes, após empresas de energia, telefonia, tv a cabo, internet, entre outras, realizarem reparos, trocas e substituições. Com a aprovação da lei, Carmoni acredita que conseguirá combater o excesso dos fios soltos, amarrados e em desuso, garantindo assim, mais segurança à população.

Para Carmoni, a aprovação garante melhorias para a população. “Certamente vamos diminuir o risco de choques para crianças que brincam nas ruas, bem como portadores de deficiência física e idosos, que encontram maior dificuldade de locomoção no momento em que encontram os fios soltos”, diz. “Como sabemos, a existência desses fios soltos é altamente prejudicial para a sociedade, na medida em que eles são ótimos condutores de energia elétrica e podem, facilmente, eletrocutar um transeunte, levando-o inclusive à morte”, completa o vereador.

Além do alinhamento e da retirada dos fios, a empresa concessionária deverá notificar outras organizações que também se utilizam da mesma estrutura, além de outras obrigações como: manutenção da rede, conservação, substituição, entre outros. O não cumprimento dessas e outras colocações pode resultar em multas diárias de mil reais por notificação recebida pela empresa concessionária e de dois mil reais diários por notificação para terceiras empresas que se utilizem da estrutura.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SABORES DE VERÃO
Oferecimento