Curumim deverá ser secretário no governo Pardini

Política
Curumim deverá ser secretário no governo Pardini 30 novembro 2016

 

ID_22694_curumim destaque
Curumim deverá participar da administração Mário Pardini

Uma articulação de bastidores poderia levar o vice-prefeito de Botucatu Antônio Luiz Caldas Junior de volta à Câmara Municipal em 2017. A movimentação envolveria um vereador eleito e um suplente.

O primeiro nome dessa discussão é André Rogério Barbosa, o Curumim. O atual presidente da Câmara Municipal foi eleito em outubro para o seu terceiro mandato, mas deverá mesmo é assumir um cargo de secretário no governo Mário Pardini.

“Eu recebi sim o convite, mas não sabemos ainda para qual secretaria. Eu e o prefeito Pardini estamos estudando onde eu posso contribuir mais para o governo”, disse o vereador ao Acontece Botucatu.

A pasta de Descentralização, preferida do vereador tucano é o caminho. Tudo depende de outros nomes que estão sendo convidados para fechar o quebra-cabeça. A ideia ainda é rechaçada pelo Prefeito Eleito Mário Pardini.

Como Caldas entraria?

Caldas obteve 919 votos no dia 02 de outubro, o décimo nono mais votado, mas não conquistou uma vaga no poder legislativo, pois foi apenas e foi o sexto de sua coligação (PSDB/PC Do B) que elegeu Izaias Colino, Curumim, Alessandra Lucchesi e Jamila Cury Dorini, todos do PSDB. O primeiro suplente é o ex-vereador Zé Fernandes (PSDB), que arrebatou 1234 votos.

Zé Fernandes é justamente um dos pilares dessa ‘engenharia’ política que está sendo idealizada por integrantes do futuro governo. A conta é simples, dois vereadores deveriam assumir cargos na futura administração para que o atual vice-prefeito entrasse no legislativo. Zé Fernandes não atendeu a ligação da reportagem até o fechamento desta matéria, afirmando que estava em uma reunião.

Caldas aceitaria, mas posse seria apenas após a volta do recesso
Caldas aceitaria, mas posse seria apenas após a volta do recesso

Caldas conversou com o Acontece Botucatu e disse que aceitaria assumir a vaga. Mas o vice-prefeito afirmou que a situação é um pouco mais complexa do que muitos pensam.

“Pelo que conheço do regimento interno da Câmara, eles serão empossados para depois resolverem essa situação. Eu particularmente estarei no dia 01 de janeiro assistindo a posse no Teatro Municipal e ato contínuo a transmissão de cargo na Prefeitura, onde o vice-prefeito (André Peres) é do meu partido. Havendo a sequência disso, caso esses nomes sejam chamados, eu aceitaria sim assumir uma vaga na Câmara, disputei uma eleição com esse propósito. Mas isso tem que configurar uma vontade da administração”, Disse Caldas.

Para que Caldas assuma, é preciso ter essa articulação, o que Pardini não parece disposto a realizar. Aos mais próximos o Prefeito eleito considera essa engenharia política um abuso contra a vontade do povo nas urnas.

Outros vereadores foram sondados

Nos bastidores, dizem que Izaias Colino e Alessandra Lucchesi foram convidados para integrar a equipe de Mário Pardini logo após as eleições, nas pastas de Meio Ambiente e Educação respectivamente. Não aceitaram. Jamila Cury teria sido convidada para assumir a secretaria de Assistência Social e também declinando. São conversas de bastidores.

Mas antes que Zé Fernandes – primeiro suplente – possa assumir, um convite para ocupar um cargo na futura administração poderá ser feito. Talvez não em uma secretaria, mas quem sabe em uma subsecretaria.

Pardini
Mário Pardini está montando seu secretariado

Pessoas da atual gestão comentam que o ex-vereador do PT, há anos tucano, poderia trabalhar na Secretaria de Esporte Lazer e Turismo, hoje chefiada por Antônio Carlos Pereira. Este, por sua vez, é cotado no momento para ser Chefe de Gabinete na administração Mário Pardini.

Trâmites na Casa de Leis

Embora existam conversas fortes, a situação não é tão simples assim. Curumim, obrigatoriamente terá que assumir no primeiro dia de janeiro, deixando para se licenciar no dia seguinte. A partir daí, a direção do legislativo oficia tal fato para a justiça eleitoral e o primeiro suplente (Zé Fernandes) é chamado.

Fernandes poderá declinar, abrindo a segunda vaga na suplência. Se isso realmente ocorrer, pelo regimento interno da Câmara, Caldas somente poderá assumir após os tramites, em sessão, ou seja, na volta do recesso, que acontecerá no mês de fevereiro.

Mário Pardini já anunciou que André Peres, eleito vice-prefeito, será o Secretário de Obras e José Carlos Broto continuará na Habitação. André Spadaro, conforme adiantou o Acontece Botucatu, será o Secretário de Saúde.

 

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento