Cartório Eleitoral de Botucatu ganha novo espaço

Política
Cartório Eleitoral de Botucatu ganha novo espaço 03 março 2015

A 26ª Zona Eleitoral de Botucatu ganhará novo endereço neste mês de março. A partir do dia 11, os eleitores passarão ser atendidos na Rua Monsenhor Ferrari, 466, entre as Ruas General Telles e Rua Cardoso de Almeida, no centro da cidade. Devido à mudança, o Cartório estará fechado para o público nos dias 09 e 10 de março.

Para o chefe do cartório, Igor Ignácio, a mudança irá proporcionar maior comodidade ao público e funcionários, pois as instalações são mais confortáveis e amplas. “O eleitorado dos Municípios de Botucatu, Itatinga e Pardinho elevou-se nos últimos anos, o que, consequentemente, acarretou o aumento do número de atendimentos diários e do número de seções eleitorais. Em virtude disso, as dependências atuais não comportam mais o número de servidores necessários, bem como não há espaço adequado para o armazenamento das urnas eletrônicas”, afirma.

Segundo Ignácio, o espaço também é insuficiente para o armazenamento de processos, tais como os de suspensão de direitos políticos, prestações de contas anuais dos partidos políticos, inquéritos policiais, representações eleitorais, registros de candidatos e comitês financeiros e execução fiscal. “Considerando a crescente demanda de processos, observa-se que não há mais espaço físico hábil a abrigá-los”, explica.

A mudança para um novo prédio também visa atender os critérios para a realização de uma futura biometria. De acordo com informações do TRE/SP, a intenção para o ano de 2015 é a implantação gradativa da biometria em todos os cartórios do Estado de São Paulo. “A atual estrutura de atendimento ao público existente no Cartório Eleitoral é inviável para a realização de uma biometria. Para tal ação será preciso um amplo espaço para os equipamentos e atendimento ao público”, diz o chefe do cartório.

O novo Cartório Eleitoral possui dois pavimentos com área total de 650m2. O primeiro piso será dividido em dois ambientes, sendo um para o atendimento ao público e outro para reuniões e treinamento. Já a parte superior irá abrigar a seção de processos e as 360 urnas.

A mudança foi conquistada graças ao convênio firmado entre a Justiça Eleitoral e as Prefeituras Municipais de Botucatu, Itatinga e Pardinho, que irão custear integralmente as despesas de aluguel do imóvel.

 “O local é de fácil acesso aos eleitores, contando com variação de itinerários de ônibus e também possui as adaptações imprescindíveis para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. É uma grande conquista para os nossos eleitores. Não podemos deixar de agradecer os prefeitos e vereadores dos três municípios, que não mediram esforços para concretizar nosso pedido”, finaliza Ignácio.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SABORES DE VERÃO
Oferecimento