Carreira quer iniciar construção do novo prédio da Câmara este ano

Política
Carreira quer iniciar construção do novo prédio da Câmara este ano 01 fevereiro 2013

“Não ficarei marcado como um presidente que deixou escapar a oportunidade de construir o novo prédio para a Câmara Municipal de Botucatu”. Foi o que disse nesta sexta-feira (1º de fevereiro) o presidente da Câmara Municipal de Botucatu, Ednei Lázaro da Costa Carreira (PSB), sobre a possibilidade de o legislativo botucatuense perder o terreno doado pela Usina Açucareira de São Manuel na região do Jardim Santa Elisa, nas proximidades do novo Fórum.

Carreira argumenta que se a construção não for iniciada este ano, a área doada, de acordo com o contrato, terá que ser devolvida. “Além disso, o atual prédio da Rua João Passos, já não atende as necessidades do nosso legislativo. Sei que este é um assunto polêmico e delicado, mas tem que ser enfrentado”, disse o presidente.

Outro ponto destacado pelo presidente foi com relação a segurança. “A nossa Câmara tem apenas uma entrada principal com escadas, acesso restrito a pessoas com deficiências físicas e não conta com uma saída de emergência. Além da entrada principal temos apenas outra saída na lateral que é a garagem do prédio, inadequada se houver necessidade de uma evacuação rápida”, explicou Carreira, enfatizando que uma reforma também está descartada.

“Estivemos dialogando com especialistas ligadas ? área de construção civil e uma reforma é inviável. “Além do custo alto uma reforma geral deixaria o espaço físico do prédio comprometido para o trabalho legislativo cotidiano. Hoje o espaço já está restrito e os vereadores padecem com a falta de espaço para atender a municipalidade. Por isso, é necessário enfrentar esse desafio de frente e pensar no futuro, na modernização com o propósito de oferecer um local mais adequado e dotado de infraestrutura e normas de segurança para a população, servidores e legisladores”, frisou Carreira.

Sobre os custos de um novo prédio ele é taxativo. “A Câmara Municipal tem verba própria. Nos últimos anos a Câmara devolveu aos cofres públicos mais de R$500 mil por ano e esse dinheiro poderia ser aplicado no próprio legislativo. A construção desse novo prédio será um dos principais assuntos a serem debatidos nesse primeiro semestre. Meu objetivo é agilizar o processo para podermos iniciar a construção do novo prédio ainda neste ano”, previu o presidente.

{n}Aumento de vereadores{/n}

Outro assunto bastante polêmico relaciona-se a possibilidade de a Câmara voltar a discutir o aumento no número de cadeiras que, atualmente, é de 11 parlamentares, para 15, 17 ou 19 legisladores, a partir de janeiro de 2017. Na gestão passada os vereadores votaram pela manutenção de 11 vereadores e a lei permitiria a uma cidade com o contingente populacional de Botucatu, com 140 mil habitantes, um legislativo de até 19 vereadores.

“Nunca escondi de ninguém que, no meu modo de entender, a Câmara de Botucatu deveria ter 17 vereadores, para que a cidade tenha mais representatividade. Se houver interesse na discussão desse tema não terei nenhum problema em colocar o projeto em votação em minha gestão como presidente, para que o plenário debata e decida o que é melhor para a Cidade. Não vou fugir a nenhuma discussão”, destacou Carreira.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento