Câmara sugere estação para avaliar qualidade do ar

Política
Câmara sugere estação para  avaliar  qualidade do ar 25 fevereiro 2014

Em sessão ordinária da Câmara Municipal, foi aprovado um requerimento assinado por 09 dos 11 vereadores endereçada ao governo do Estado, sugerindo a possibilidade de que, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, viabilize a instalação de uma Estação Telemétrica da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição, para preservar e recuperar a qualidade das águas, do ar e do solo.

O pedido surgiu na audiência pública que debateu o Código do Meio Ambiente realizada na última semana e os vereadores entendem que monitorar o ar é observar continuamente as concentrações na atmosfera de quaisquer poluentes que afetam a qualidade do ar e a qualidade do ar e isso é feito pela rede automática de estações medidoras, instaladas na região Metropolitana de São Paulo e no interior e litoral do Estado.

“Esta rede, ligada a uma central de computadores através do sistema de telemetria, registra ininterruptamente as concentrações dos poluentes na atmosfera. Estes dados são processados com base nas médias estabelecidas por padrões legais e nas previsões meteorológicas, que indicam as condições para a dispersão dos poluentes. Eles são disponibilizados de hora em hora na internet, e em boletim diário, elaborado ? s 16 horas, apresentando a situação das últimas 24 horas”, coloca João Elias, vereador do SDD, um dos autores da propositura

Para Valmir Reis (PPS), que também assina o documento, esse boletim é divulgado na internet e enviado para a imprensa em geral. Com base nessas informações é possível determinar as ações previstas na Legislação Ambiental, quando os padrões de qualidade do ar forem ultrapassados e apresentarem níveis que prejudiquem a saúde pública. Cita que a comunidade médica internacional entende que respirar um ar impuro é altamente prejudicial ? saúde.

“Dependendo da concentração dos poluentes, toda a população pode apresentar sintomas como tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, nariz e garganta e mesmo que Botucatu seja amplamente conhecida como a “cidade dos bons ares”, não estamos livres de gases poluentes gerados a partir do desenvolvimento de nosso município”, explica Reis.

O presidente da Câmara e vereador do PSB, Ednei Carreira (foto) complementa. “O monitoramento da qualidade do ar é importante para que ações possam ser desenvolvidas junto ? população e técnicos da área para melhorar a qualidade de nosso ar. Estamos pedindo o benefício, até mesmo porque ele surgiu na audiência pública que debateu o Código do Meio Ambiente realizada na última semana sendo um pedido do próprio representante da Cetesb”.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SABORES DE VERÃO
Oferecimento