Câmara de Botucatu conta com seis candidatos ? presidência

Política
Câmara de Botucatu conta com seis candidatos ?  presidência 09 novembro 2012

Dois oito vereadores que fazem parte da situação, seis deles podem entrar na “briga” para ser o nome de consenso e ser o presidente da Câmara Municipal de Botucatu para o biênio 2012/2013, no mandado que se inicia dia 1º de janeiro do ano que vem. Embora a Câmara Municipal e Prefeitura sejam poderes paralelos, o nome de consenso da ala situacionista que elegeu oito dos 11 parlamentares deverá passar pelo Executivo, para que não haja disputas internas entre os partidos coligados.

Os prováveis candidatos são: André Rogério Barbosa – Curumim (PSDB), atual presidente; Ednei Lázaro da Costa Carreira (PSB), Josey de Lara Carvalho (PR), Reinaldo Mendonça Moreira – Reinaldinho (PR), Fernando Aparecido Carmoni (PSDB) e Izaias Colino (PSDB). Dos seis, apenas Izaias Colino estará cumprindo seu primeiro mandato. Os demais já compuseram o Legislativo e Josey Carvalho é o único que não foi presidente da Câmara. Os dois vereadores da situação restantes são: João Elias (PDT) e Valmir Reis (PPS).

A não ser que aconteça uma situação inusitada, o grupo da ala oposicionista formada pelos três vereadores do PT (Lelo Pagani, Carlos Trigo e Rose Ielo), tem chances remotas de ganhar a eleição interna e assumir a presidência. Deverá batalhar, politicamente falando, para ocupar papel de destaque nas cinco Comissões Permanentes da Casa de Leis ou mesmo uma vaga na Mesa dos Trabalhos.

A renovação da Câmara Municipal de Botucatu ficou em mais de 60% e a coligação “Todos Juntos Pelo Melhor”, que elegeu João Cury prefeito, fez a grande maioria dos parlamentares. Com essa nova composição, o legislativo botucatuense estará representando por cinco partidos, ou seja, três do PSDB, três do PT, dois do PR, além do PDT, PPS e PSB, com um vereador cada.

Os vereadores serão diplomados no dia 18 de dezembro, no auditório do anfiteatro da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Fazenda Lageado. Já a posse oficial dos 11 vereadores, prefeito e vice-prefeito, acontece dia 1º de janeiro, a partir das 9 horas, em solenidade marcada para o Teatro Municipal “Camilo Fernandes Dinucci”. Nesse dia a Mesa dos Trabalhos será presidida pelo vereador Reinaldo Mendonça Moreira – Reinaldinho por ter sido o vereador mais votado. Em ato contínuo ao da posse, será feita a eleição ? presidência Câmara Municipal para o biênio 2013/2014.

A diretora Técnica Administrativa da Câmara Municipal, Silmara Ferrari de Barros, ressalta que os vereadores eleitos, principalmente aqueles que estão no primeiro mandato, têm comparecido ? Câmara para conhecer a estrutura interna do Legislativo e acompanhando as sessões ordinárias e extraordinárias.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento