Câmara contará com um professor de linguagem de sinais

Política
Câmara contará com um professor de linguagem de sinais 10 fevereiro 2013

Na sessão ordinária dos vereadores da Câmara Municipal marcada para acontecer, excepcionalmente, na próxima quinta-feira (14) em razão da sessão de segunda-feira (11) ser adiada por causa do carnaval, contará com a presença do professor Manolo Rodrigues Torres um profissional intérprete de libras (linguagem brasileira de sinais). A presença de Torres na sessão legislativa foi conseguida através de uma parceria do presidente da Câmara Municipal de Botucatu, Ednei Carreira (PSB), com a secretária de Educação, Alessandra Lucchesi.

A idéia vem de uma propositura do vereador Lelo Pagani (PT), que prevê que todas as sessões eventos públicos tenham um profissional dessa área de libras, a fim de garantir que as pessoas portadoras de deficiência auditiva possam acompanhar as atividades realizadas. “Entendo que a presença de um profissional em eventos na Cidade é muito importante para atender pessoas portadoras de deficiência. É um assunto que deve ser tratado com muito carinho pelo Legislativo”, disse Pagani.

Vale lembrar que o Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (Nape) “Alcyr de Oliveira”, realizou no mês de janeiro deste ano, em sua sede, na Rua Amando de Barros, nº 1.520, no Centro, curso gratuito de língua brasileira de sinais destinado a todas as pessoas interessadas em se comunicar com deficientes auditivos.

O agende de atividades escolar do Nape, Denivane Alves da Silva, ressalta que a procura curso foi muito grande pela população, desde que as inscrições foram abertas. “As duas turmas foram preenchidas antes do término (das inscrições)”, comenta.

{n}Libras{/n}

Língua de sinais ou língua gestual é uma língua que se utiliza de gestos, sinais e expressões faciais e corporais, em vez de sons na comunicação. As línguas de sinais são de aquisição visual e produção espacial e motora. São as línguas naturais de cada comunidade de surdos, ao redor do globo. Há no mundo muitas línguas de sinais usadas como forma de comunicação entre pessoas surdas ou com problemas auditivos. Muitas delas receberam reconhecimento oficial em vários países.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SABORES DE VERÃO
Oferecimento