26ª Zona Eleitoral cancela mais de 6 mil títulos

Política
26ª Zona Eleitoral cancela mais de 6 mil títulos 25 junho 2015

A 26ª Zona Eleitoral está divulgando relatório de títulos cancelados nas cidades de Botucatu, Itatinga e Pardinho. Segundo o levantamento, há 6.440 eleitores em situação irregular na zona de jurisdição, sendo 5.351 de Botucatu, 810 de Itatinga e 279 de Pardinho. Referente aos faltosos nos últimos três pleitos, foram cancelados 1.337 títulos, sendo 1.152 de Botucatu, 141 de Itatinga e 44 de Pardinho.

O cancelamento da inscrição do eleitor pode ocorrer por motivos diversos como, por exemplo, deixar de votar ou não justificar a ausência às urnas em três turnos consecutivas, não comparecer à revisão do eleitorado, entre outros.

Vale ressaltar que o cancelamento do título eleitoral provoca uma série de consequências. De acordo com o Art. 7 º do Código Eleitoral, o eleitor que não estiver quite com a Justiça Eleitoral não poderá: inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública; receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público

Também não poderá participar de concorrência pública ou administrativa; ou obter empréstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, caixas econômicas federais ou estaduais, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo.

Além disso, o eleitor que está com título cancelado ficará impedido de votar; não poderá obter passaporte ou carteira de identidade; não conseguirá renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e ainda poderá ter problemas no CPF.                               

A Justiça Eleitoral comunica que o eleitor que desejar regularizar sua inscrição deverá comparecer ao Cartório Eleitoral situado à Rua Monsenhor Ferrari, 466 – Centro – Botucatu, das 12 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e todas as segundas, quartas e sextas-feiras, na Casa do Cidadão, em Itatinga, e as terças e quintas-feiras, na Câmara Municipal de Pardinho, das 13 às 17 horas, portando Título de Eleitor (não obrigatório), e um documento oficial (RG, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação). Vale ressaltar que a ausência as eleições gera uma taxa de R$ 3,51 por turno.

 

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento