Vigilância Ambiental resgata serpente em Botucatu

A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) realizou nesta segunda-feira (6) o resgate de uma serpente não peçonhenta da espécie Spilotes pullatus, mais conhecida como cainana ou caninana. O animal foi encontrado no telhado de uma residência localizada no Jardim Dona Nicota, região Leste de Botucatu.

A serpente capturada é de hábito diurno e semi-arborícola (muitas vezes pode ser encontrada em árvores) e atinge até 2,5 metros de comprimento. Ela se adapta bem aos ambientes degradados, sendo comum encontrá-la junto ? s casas na zona rural e nas proximidades de córregos e matas na área urbana.

Segundo o supervisor de serviços de saúde ambiental e animal, Valdinei Campanucci da Silva, o animal foi solto em mata. “A VAS orienta a toda população para que não manipule ou mate as serpentes. Ao se deparar com uma deve-se ligar para a GCM (199) ou VAS (150). Estes órgãos avaliarão a situação e realizarão o resgate seguro se necessário”, completa.

O horário de atendimento da VAS é de segunda a sexta-feira das 7 horas ? s 16h30 . Fora do horário comercial de atendimento, nos finais de semana e feriados, o plantão da VAS atende casos de urgência e pode ser acionado através do telefone 199 da Guarda Civil Municipal (GCM).