Vândalos causam destruição em Posto de Saúde

Fotos: Valéria Cuter

Um incêndio causado por ato de vandalismo foi registrado na madrugada desta segunda-feira (5) na Unidade de Saúde do Jardim Brasil, localizado na Rua Afonso Fernandes Martins, cruzamento com a Carlos Bauer Filho. Foi este o segundo caso de incêndio registrado no posto, nas ultimas horas. Na madrugada de quinta para sexta-feira (2), o posto já havia sido invadido, de maneira semelhante o que leva a suspeita de que o crime tenha sido cometido pelas mesmas pessoas.

O mais interessante é que as pessoas que invadiram o posto tinham como objetivo de destruir o imóvel já que nenhum objeto de valor foi levado. Ou seja, eles iniciaram o “trabalho” na sexta-fera e retornaram na segunda-feira. Porém, um vizinho percebeu a fumaça saindo do prédio e conseguiu conter o incêndio e evitar que o fogo se propagasse. Ao lado deste Posto de Saúde funciona uma creche.

Também foi detectado que os vândalos “passearam” pelo interior do posto durante a madrugada e atearam fogo na cozinha, lavanderia, sala de aplicação de vacinas onde estavam cerca de duas mil doses e um dos consultórios, onde também cortaram os fios dos mouses de dois computadores.

“Quem esteve aqui não tinha intenção de furtar objetos de valor, mas sim de destruir o imóvel, por razões que desconhecemos. Só podemos lamentar tudo isso, pois esta é uma Unidade de Saúde que atende a milhares de pessoas. Os prejuízos que tivemos foram consideráveis, mas os maiores prejudicados serão os moradores do bairro que usam o posto, diariamente”, lamentou a secretária municipal de Saúde, Tânia Gasparello.

Também esteve no local a Guarda Civil Municipal (GCM) com a inspetora Cintia e os agentes Jayme, Courel e Machado. “Por causa da atitude de algumas pessoas uma comunidade inteira foi penalizada”, colocou o agente Machado. “O caso será encaminhado ? 2ª Central de Polícia Judiciária, para que as investigações sejam efetuadas, conjuntamente com a Delegacia de Investigações Gerais (DIG)”, complementou Courel.