TV Acontece: Polícia Militar faz megaoperação em Botucatu; Helicóptero Águia e Cavalaria estiveram presentes

Veja a reportagem da TV Acontece: 

Fotos: André Godinho
operacao-militar-4A Polícia Militar realiza nesta sexta-feira, 17, uma megaoperação em toda a cidade de Botucatu com intuito de combater a criminalidade. A trabalho intensivo teve início às 15 horas e deve durar até a madrugada deste sábado, dia 18.

Entre as ações desenvolvidas, estão fiscalização no trânsito, combate ao tráfico de drogas, policiamento na cidade e zona rural. A operação conta com os apoios da Guarda Municipal e Polícia Civil.

operacao-militar-7“Estamos fazendo a saturação, ou seja, policiamento ostensivo dentro da cidade. Contamos com policiais da região, Polícia Ambiental e Polícia Rodoviária. Vamos atuar de forma preventiva contra o crime em Botucatu ”, disse o Capitão Cagliari, Comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar.

Além dos efetivos da 1ª Cia e 12º BPM-I, a operação conta com policiais do 53º Batalhão de Avaré. O Regimento da Cavalaria e o Helicóptero Águia da Polícia Militar também participam.

“É uma operação que a cidade de Botucatu terá outras vezes. Precisamos fazer jus ao status de uma das cidades mais seguras do interior do estado de São Paulo. Assim será com Guarda Municipal e Polícia Civil, ou seja, um bloco forte para trocar informações”, colocou o Tenente-Coronel Jorge, Comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar do Interior, com sede em Botucatu.

operacao-militar-17

Águia sobrevoou Botucatu

operacao-militar-31Parte integrante da megaoperação que está sendo realizada em Botucatu, o helicóptero Águia da Policia Militar se deslocou do 7º Batalhão em Sorocaba para a área de abrangência do 12º Batalhão. Após participar de operação similar em Avaré na manhã desta sexta-feira, 17, o aparelho sobrevoou Botucatu, chamou a atenção de populares e pousou por volta das 16h00 em frente à Catedral.

“Fazemos o patrulhamento com uma visão de ação muito melhor do que as viaturas em solo. Temos um campo de visão privilegiado, ou seja, fazemos uma plataforma de observação e orientamos as viaturas a realizarem cercos em locais sem visão adequada”, explicou o Capitão Dalla, comandante do Águia presente em Botucatu.

No estado de São Paulo o Helicóptero Águia participa de operações em apoio ao Policiamento Urbano, de Trânsito, Choque, Ambiental, Rodoviário, Corpo de Bombeiros, dentre outras. Um estudo realizado na cidade de Los Angeles (Estados Unidos) na década de 60, concluiu que um helicóptero na missão preventiva equivale a 15 viaturas policiais em solo.