Segurança nos cemitérios será reforçada no Finados

Os três cemitérios de Botucatu (Portal das Cruzes, Jardim e o do Distrito de Vitoriana) devem atrair um numeroso público neste sábado (2), Dia de Finados. Por conta disso, a Guarda Civil Municipal (GCM) irá reforçar o patrulhamento nestes locais durante o feriado, visando ? segurança da população.

Apenas o Portal, o maior e mais antigo da Cidade, que contabiliza mais de 59 mil sepultamentos, deverá receber mais de 10 mil visitantes durante todo o dia. Já o Cemitério Jardim contabiliza quase 8 mil sepultamentos e deve receber um público superior a sete mil pessoas. Já o de Vitoriana que conta com 1.500 sepultamentos espera a visita de mil pessoas.

Os portões do cemitério Portal serão abertos nesta sexta-feira ? s 6 horas e seguem para visitação até 19 horas. O cemitério Jardim funcionará das 6h40 ? s 18 horas e em Vitoriana das 7 ? s 17 horas.

Segundo o comandante da GCM, Sérgio Luís Bavia, serão destinados para a segurança dos locais um efetivo de vinte guardas e no cemitério Portal das Cruzes também ficará instalada a Unidade Móvel de Segurança Comunitária da Guarda Civil Municipal, entre o Portal das Cruzes e o Jardim são esperadas algo em torno de 20 mil pessoas. A visitação no Cemitério Portal é permitida das 6 ? s 18 horas e no cemitério Jardim, das 6h30 ? s 18 horas, o mesmo horário para o Cemitério do Distrito de Vitoriana.

“Mesmo com o patrulhamento reforçado nos três cemitérios durante o feriado a GCM continuará fazendo seu trabalho rotineiro de atender as solicitações da população, recebidas pelo telefone 199”, informa o comandante.
{n}
Patrulhamento diário {/n}

A Guarda Civil Municipal (GCM) já vem intensificando nos últimos meses o patrulhamento preventivo nos cemitérios de Botucatu. Ele é feito diariamente pelos guardas do Grupo Especializado de Patrulhamento Ostensivo com Motos (GEPOM) nos cemitérios “Portal das Cruzes”, no Centro, e “Jardim”, localizado no Jardim Aeroporto.

Segundo o secretário municipal de Segurança, delegado Adjair de Campos, a ação tem como objetivo coibir furtos e violações de sepulturas nestes locais. “Apesar de em Botucatu não ter ocorrido nenhum caso de furto ou roubo nestes locais tomamos esta iniciativa de prevenção, já que na região vários cemitérios estão sofrendo com ocorrências deste tipo. Esta ação, além de inibir furtos, também visa maior segurança aos visitantes dentro dos cemitérios”, afirmou.

Foto: Valéria Cuter