Segurança lança programa ? famílias e idosos

Fotos: Luiz Fernando

Com a presença de autoridades ligadas a diferente setores da sociedade botucatuense, a Secretaria Municipal de Segurança e Direitos Humanos e a Guarda Civil Municipal (GCM) de Botucatu realizaram na manhã desta terça-feira (3) o lançamento do Programa de Atendimento Familiar e ao Idoso (Pafi). O evento aconteceu na sede da GCM, Rua Victor Atti, 145 – Vila dos Lavradores.

O secretário de Segurança, delegado Adjair de Campos salienta que o programa visa fornecer subsídios para a prestação de atendimento de qualidade a famílias em situações de conflitos e aos idosos. “Além disso, uma de suas diretrizes é voltada ainda para o atendimento ? s pessoas em situação de vulnerabilidade devido a questões ligadas a gênero, idade, condição social, deficiência, entre outros”, enumera o secretário.

Um dos projetos inseridos no Pafi é o “Apito Cidadão”, que foi apresentado ? GCM pela Sociedade Amigos do Lavapés, através de Rodrigo Fabris e do professor Sérgio Marques. A proposta é oferecer maior segurança a pessoas da terceira idade ou portadoras de necessidades especiais que tenham dificuldade de locomoção.

“Essas pessoas receberão o apito para usá-lo em situações de risco com o objetivo de chamar a atenção e conseguir ajuda da vizinhança para acionar a Guarda Municipal, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar (PM)”, colocou Adjair de Campos.

Para complementar as ações do programa, o secretário adianta que os agentes da GCM passarão pelo treinamento de Atuação Policial Frente aos Grupos Vulneráveis, viabilizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). “Na modalidade de ensino ? distância, terá carga horária de 60 horas e fornecerá subsídios para prestação de atendimento qualificado a grupos mais suscetíveis ? violação de seus direitos”, explica Campos.

{n}Parceiros {/n}

A viabilização do Programa de Atendimento Familiar e ao Idoso (Pafi) conta com as parcerias do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sociedade Amigos do Lavapés (SAL), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Secretaria Municipal de Assistência Social, Central de Atendimento ao Migrante Itinerante e Mendicante (Camim), Assessoria Municipal de Inclusão, Conselho Municipal do Idoso, Conselho Municipal da Mulher, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Rede Pública de Saúde, União de Associações de Moradores, Sociedades e Amigos de Bairros (Unasab’s), entidades sociais e associações de bairros.