ROCAM executa treinamento prático na Praça do Paratodos

Com a finalidade de aperfeiçoamento nas ações cotidianas realizadas na cidade, o comando do 12º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BMPI), de Botucatu em plena Operação Natal Seguro, realizou nesta sexta-feira o treinamento dos policiais que operam na modalidade ROCAM (Ronda Ostensivas com Apoio de Motocicletas).

A primeira parte do treinamento foi realizada no início da tarde na sede do 12º BPM/I, com a apresentação de slides feitas pelo major Marcelo Amaral de Oliveira, Coordenador Operacional. Após a parte teórica, os policiais da ROCAM receberam treinamento prático que aconteceu na Praça Coronel Moura (Paratodos) região central da cidade. No local, houve simulações de abordagens, cercos, acompanhamentos e patrulhamento de fugitivo a pé.

Segundo o subcomandante do 12º BPM, major Jorge Miguel, o treinamento tem o objetivo de buscar o aprimoramento em abordagens policiais a indivíduos que se locomovem com motocicletas, a pé, explorando ainda facilidade de movimentação entre filas durante congestionamentos de trânsito, subida e descida de escadarias, gramados, dentre outros locais onde é impossível o acesso de veículos de quatro rodas, tornando o atendimento de ocorrências mais ágil e eficiente.

“Entre outras coisas, fizemos o treinamento de uma perseguição a uma pessoa suspeita de ter cometido um crime e ela foi orientada a dificultar ao máximo o trabalho dos policiais e chegar o mais perto possível de uma situação real. Com isso os policiais tiverem que transpor barreiras como trafegar pelas escadarias, raízes de árvores ou desviar de obstáculos”, frisou o major da PM. “O resultado foi satisfatório”, concluiu.

Fotos: Valéria Cuter