Polícias e GCM estão preparadas para as quatro noites do carnaval

“Vamos mobilizar todos os homens e estaremos com 100% dos nossos policiais trabalhando no carnaval. Nosso objetivo é dar um feriado tranqüilo ? população”. Foi a informação dada pelo comandante da 1ª Companhia de Polícia Militar na manhã desta sexta-feira (4), capitão José Semensati Júnior.

O oficial da PM revela que nessa data a principal ocorrência está ligada a embriaguês. “As pessoas, para extravasar acabam se excedendo na bebida e com isso podem acabar com o divertimento de quem não bebe. Nossos policiais estarão atentos a esse problema e a outros crimes. A PM não quer atrapalhar o divertimento de ninguém, mas vai coibir os abusos”, observou o capitão.

Embora o policiamento seja intensificado em regiões específicas da cidade onde acontecem os desfiles e a concentração de pessoas é acentuado, como na Rua Amando de Barros, Rua Major Matheus e Avenida Dom Lúcio, no Espaço Cultural, Semensati adianta que o patrulhamento preventivo nos bairros mais afastados continuará sendo realizado.

“Na verdade, o que muda é um aumento de policiais trabalhando nesses quatro dias. Por isso cortamos as folgas e férias nessa época do ano, já que é uma data especial. Além disso, é nesses feriados prolongados que as pessoas que moram em grandes centros vêm para o interior visitar parentes. Embora tenhamos, também, botucatuenses que viajam no carnaval, o número de pessoas que chega na cidade é maior do que o que sai”, compara o comandante da PM, lembrando que qualquer problema o munícipe poderá acionar o telefone 190, sem ficha e sem precisar se identificar.

{tam:25px}{n}GCM {/n}{/tam}

O secretário municipal de Segurança Pública, delegado Adjair de Campos, adianta que estará disponibilizando para as festividades carnavalescas, toda estrutura da Guarda Civil Municipal (GCM) e os agentes estarão espalhados pelas ruas da cidade, seja na região central ou nos bairros mais afastados.

“A determinação é que nossos agentes fiquem circulando pela cidade com viaturas, motos, ou mesmo a pé, mostrando o trabalho ostensivo/preventivo para inibir a ação de pessoas mal intencionadas. Além disso, estaremos atentos com relação ao consumo de álcool, furto, uso e tráfico de drogas e outros delitos. Nosso objetivo é dar segurança a quem quer se divertir e deter os transgressores da lei”, frisou Adjair. “Vale lembrar que além do trabalho que estaremos desenvolvendo na rua, o telefone 199 estará ? disposição da população”, complementou comandante da GCM, Paulo Renato.

{tam:25px}{n}Civil {/tam}{/n}

Mesmo com as quatro delegacias de área e as especializadas fechadas durante as festividades carnavalescas, a Polícia Civil também irá fazer rondas e contará com Plantão Permanente funcionando no Bairro Alto para registrar os flagrantes feitos pela Polícia Militar e Guarda Municipal, com delegado e escrivão. Porém, se houver necessidade, o delegado seccional de polícia, Antônio Soares da Costa Neto, não descarta a possibilidade de determinar a abertura de outro posto de atendimento em um dos distritos ou delegacia especializada.

“Não acreditamos que isso venha a acontecer, mas se a demanda de ocorrências for acima do esperado, poderemos, sim, determinar a abertura de mais um posto de atendimento com delegado e escrivão para a confecção de BOs. Estaremos atentos sobre essa necessidade”, garantiu Soares Neto.