Policiamento da GCM com moto atua em toda cidade

A GCM – Guarda Civil Municipal, conta com uma equipe de motociclistas que fazem patrulhamento preventivo/ostensivo por diferentes regiões da cidade. A equipe conta com Lucchesi, Martison e Lazarini (foto).

No serviço cotidiano, atuando 24 horas por dia na área urbana e rural da cidade e atendendo direto no telefone de emergência 199, dentre as principais atribuições da GCM podemos destacar: proteção dos bens, serviços e instalações municipais e proteção ao estudante em escolas municipais (rondas escolares).

Também faz parte das atribuições da Guarda ações visando a prevenção dos danos ao patrimônio público e ambiental; integração com a comunidade; apoio a Defesa Civil; auxílio ao migrante; ações de prevenção e apoio ? s vítimas de violência doméstica; apoio ? fiscalização municipal; segurança dos eventos promovidos pela municipalidade.

“Então, a GCM atua em diferentes setores da sociedade de Botucatu. Somos acionados para muitos tipos de ocorrências. Na verdade, a Guarda está a serviço da população de Botucatu e atuamos onde formos chamados”, comentou Lucchesi.

A GCM de Botucatu que foi criada em 2005, tem na coordenação da atividades, o delegado Adair de Campos, que é o secretário municipal de Segurança. Desde que assumiu o cargo, no início do ano passado, ele modificou o modo operacional de agir dos agentes e estruturou a Guarda que era muito criticada pela população, ganhando fama de truculenta nas ações.

Sob o comando de Adair de Campos a GCM conta atualmente com viaturas de Patrulha Escolar, viaturas Blazer, viaturas Pálio Weekend, Base Móvel, Patrulha Ambiental, Patrulhas GEPOM (motos) e viaturas veladas administrativas.

“Além disso, contamos com uma central de monitoramento da cidade de Botucatu via imagens, com câmeras instaladas em diversos pontos da cidade que são monitoradas e, quando se constata ou se suspeita de alguma irregularidade ou crime em andamento, é acionada de imediato uma viatura que vai até o local do fato”, comenta Adjair.

Ele lembra que a Guarda duplicou seu efetivo, chegando a 62 guardas, assim como os atendimentos e chamadas, está recebendo a autorização para utilizar a rede INFOSEG para a conferência de RG´s, placas veiculares e registros em geral. Todo o efetivo é armado com arma TASER e usa colete balístico novo. Nas próximas semanas a GCM de Botucatu contará com armas letais, como a pistola .300, que serão usadas pelos agentes que passaram por treinamento específico.

“A atualização constante é uma realidade na Guarda Civil Municipal de Botucatu, sendo que nossos agentes após o treinamento inicial já passaram por outros treinamentos como direção defensiva, evasiva e anti-sequestro, habilitação para a arma de fogo, calibres 38, 380 e 12, treinamentos táticos de reciclagem anual e muitos outros”, explica o secretário.

A GCM amplia sua base principal que chega perto dos sete mil metros quadrados num ponto privilegiado e estratégico da cidade, possui estacionamento, academia, refeitório e cozinha, alojamento masculino e alojamento feminino, secretarias e auditório/sala de reuniões e atua 24 horas por dia na área urbana e rural da cidade.

Fotos: Quico Cuter