Policiais que se destacaram nas suas atividades são homenageados

Na manha desta quinta-feira (dia 28), o 12º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM-I), de Botucatu, realizou em suas dependências, a solenidade de entrega do certificado de Policial do Mês de setembro.

Instituída em 6 de julho de 1999, a homenagem visa enaltecer o PM que por seus méritos pessoais, no exercício de suas missões, se diferencie dos demais, resultando no reconhecimento da comunidade a qual está inserido. O policial escolhido pode ser um dos pertencentes aos quadros da PM na área de abrangência do Batalhão que são apontados pelo comandante de cada cidade e envia a indicação para a sede da companhia. Seu nome é escolhido por vários fatores.

Na área da 1ª Companhia (Botucatu) a homenageada foi a sargento Márcia e da área da 2ª Companhia (São Manuel), o homenageado foi o policial Otávio. Também foi agraciado como a outorga de Policial do Mês, o soldado Robson Pontes Tavares, que pelos seus méritos irá representar os PMs do mês de toda a área do 12º BPM/I, que compreende 13 municípios da região. Ele recebeu, além do diploma, um vale kit churrasco.

Pontes tem se destacado na Corporação por ser um dos coordenadores do Programa Jovens Construindo a Cidadania, que é uma iniciativa do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo e atualmente funciona em mais de 220 escolas de todo Brasil.

A meta principal do programa é criar um ambiente escolar mais saudável, livre das drogas e da violência, através de ações e mudanças comportamentais que são desencadeadas por um grupo de alunos que atuam dentro da escola, sempre com a supervisão dos professores e a orientação de um policial militar ou colaborador.

“O programa JCC tem por objetivo auxiliar a Direção da Escola e Professores a melhorar as condições da disciplina escolar, propondo idéias, fazendo visitas que despertem entre os alunos a necessidade de mudança de alguns comportamentos inadequados”, explicou o homenageado.

Curso para a PM

Além disso, foi assinado o protocolo de intenções entre o SENAI e a Polícia Militar, do curso de Assistente Administrativo e Informática destinado a policiais militares. “Essa parceria entre as duas instituições se destina a treinar o efetivo de policiais de Botucatu e região, ministrado com todos os recursos do SENAI Botucatu, como local e instrutores dispostos pelo SENAI, visando o aperfeiçoamento das práticas administrativas profissional dos Policiais Militares”, destacou o sub-comandante do 12? BPM-I, major Jorge Miguel.

Fotos: Valério A. Moretto