Polícia Militar prepara “Operação Saque Seguro”

A Polícia Militar realiza, a partir de junho, a “Operação Saque Seguro” em todo o Estado de São Paulo. A campanha tem o objetivo de prevenir e reprimir roubos e furtos em saídas de caixas eletrônicos. A ação será em horário bancário e os policiais militares do 12º Batalhão de Polícia Militar do Interior, de Botucatu, já estão em treinamento.

De acordo com o major Marcelo Oliveira, coordenador operacional do 12º Batalhão que agrega a 13 Municípios da região, durante a operação, eles farão visitas mensais em agências e ficarão em contato direto com os gerentes e usuários no momento da utilização dos serviços bancários.

“O trabalho contará ainda com a distribuição de panfletos com dicas de segurança, além da intensificação do patrulhamento motorizado e a pé nos corredores bancários, com a utilização das viaturas da Rádio Patrulha, Força Tática e Rondas Ostensivas com Auxílio de Motocicletas (ROCAM)”, frisa Marcelo Oliveira.

A ideia, de acordo com o oficial, é dar essas dicas objetivando alertar os usuários dos bancos para que não negligenciem com a própria segurança, não conversem e nem peçam ajuda a estranhos nas agências, assim como não saquem grandes quantias e contem o dinheiro dentro do banco após o saque.

“Para isso, nossos policiais também estarão visitando todas as agências bancárias e conversando com os clientes nas filas, orientando sobre essas medidas básicas de segurança a serem tomadas enquanto aguardam o atendimento”, observou o major da PM, lembrando algumas normas básicas de segurança que devem ser seguidas:

– Redobrar a atenção quanto ? presença de pessoas estranhas ao seu redor no momento em que estiver nos caixas.
– Não empreste seu cartão a outros e nem guarde a senha junto com o cartão magnético.
– Pessoas idosas devem estar sempre acompanhadas
– Evite realizar saques em terminais eletrônicos no período noturno
– Ao sair da agência, olhe para todos os lados e veja se há pessoas estranhas lhe acompanhando.

Fotos: Valéria Cuter / Divulgação