Polícia Militar Ambiental atende a 26 municípios da região

O 2º Pelotão de Policia Militar Ambiental de Botucatu, atualmente comandada pelo 1º tenente Gustavo Henrique do Nascimento, é responsável pelo policiamento ambiental em 26 municípios da região, chegando até a divisa do estado do Paraná.

Possui, além do Pelotão sediado em Botucatu, duas Bases Operacionais nos municípios de Avaré e Piraju, sendo responsável por mais de meio milhão de pessoas, numa área correspondente a 13 mil km quadrados. Também é responsável por mais de 1.300 km quadrados de represa (Jurumirim e Barra Bonita), e mais de 1.000 km de extensão de rios.

Conta com um efetivo de 33 policiais, 17 viaturas quatro rodas além de quatro barcos e uma lancha. Também conta com o apoio do patrulhamento aéreo do helicóptero Águia e um avião de asa fixa da Policia Militar. Atende uma média 10 denúncias de crimes contra a natureza por dia, sendo que as maiores incidências estão com o tráfico de animais silvestres, pesca predatória, apreensão de armas ilícitas, desmatamento e incêndio em canaviais.

Dados apresentados no ano de 2010 mostra que a PMA apreendeu 27 armas de fogo, 32 mil metros de redes que foram destruídas, mais de 1 milhão de reais em multas arbitradas, além de promover educação ambiental nas escolas publicas de nossa região, visando orientar os jovens quanto a importância da preservação ambiental.

As principais ocorrências da PMA são, pesca predatória, queimadas, tráfico de animais silvestres, desmatamento, e ocorrências de caça de animais silvestres. A Polícia Militar Ambiental recebe denúncias de cunho ambiental através do telefone (14) 3882-6070.

Um dos grandes projetos do comando é a construção da nova sede da Ambiental em um amplo terreno ao lado da DER (Departamento de Estrada de Rodagem) ? s margens da Rodovia Marechal Rondon.

A sede terá 500 metros quadrados de área construída, em uma área de 3.600 metros quadrados. Hoje, a base da Ambiental está instalada em uma mesma área do viveiro de mudas, garagem municipal e canil. “Essa nova sede que está sendo construída é uma antiga reivindicação e foi conseguida graças a uma união de forças do governo do Estado, Prefeitura Municipal e Ministério Público e será dotada de moderna infraestrutura”, revelou o tenente da PM.