Polícia expõe seus equipamentos de combate ao crime

A Polícia Militar (PM), Polícia Civil e Guarda Civil Municipal (GCM) estão participando das festividades comemorativas do 157º aniversário da Cidade, com uma exposição na Praça Professor Pedro Torres, Centro, defronte ? Escola Estadual de Educação Infantil Cardoso de Almeida.

“O evento tem como principal objetivo a aproximação da população botucatuense aos órgãos de segurança, mostrando um pouco mais de sua rotina de trabalho em nome da ordem pública”, salientou a subcomandante interina do 12º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM-I), capitão Kátia Regina Christófalo. “Além disso, estamos mostrando o lado social da PM, que mantém o Programa Educacional de Resistência ? s Drogas e a Violência (Proerd) e o Jovens Construindo a Cidadania (JCC)”, emendou a subcomandante.

Lembra a capitão que a PM traz para a exposição o Canil, a Cavalaria, o Comando de Operações Especiais (COE), Polícia Ambiental e Rodoviária, Policiamento de Choque e Corpo de Bombeiros, mostrando viaturas, equipamentos, fardamentos e técnicas utilizados por cada uma das unidades.

O subcomandante da GCM, Leandro Destro enfatiza que a idéia da exposição é, também, mostrar como é desenvolvido o trabalho e para que a população conheça os equipamentos e armamentos que são utilizados para manter a ordem, coibir a criminalidade e atuar em confrontos. Também foram distribuídas a Cartilha da Paz, que traz orientações sobre temas ligados ? cidadania e civismo, perigo das drogas, pequenos acidentes domésticos, uso da linha com cerol, trânsito seguro e hino e canções.

“Dentro da corporação existem departamentos voltados para atuar tanto na prevenção como na repressão. Temos grupamentos para fazer o patrulhamento diário pelas ruas da cidade e na zona rural e equipes treinadas para atender desde um encaminhamento de um andarilho até agir em operações mais complexas como o confronto armado com marginais”, frisa Destro.

A Polícia Civil que tem pessoal especializado no esclarecimento de crimes de autoria desconhecida procurou mostrar quais são os equipamentos que usam para combater o crime. “Além de conhecer os equipamentos, a população pode trocar idéia e tirar dúvidas de como funcionam as mais diferentes áreas da Polícia Civil”, colocou o delegado Celso Olindo.

Fotos: Valéria Cuter