Polícia Ambiental promove a “Operação Corta Fogo”

A Polícia Militar Ambiental de Botucatu, através de seu comandante, tenente Gustavo Henrique do Nascimento, desencadeou na região de Botucatu uma ação voltada ao combate a focos de incêndio, denominada “Operação Corta Fogo”.

Esta operação é realizada pela Secretária de Meio Ambiente em Conjunto com a Secretaria de Segurança Pública no Estado de São Paulo nos meses de estiagem, tendo em vista o aumento da ocorrência de focos de incêndio neste período do ano.

Durante a operação a Policia Militar Ambiental contou com o apoio do Grupamento Aéreo da Policia Militar de Sorocaba, que sobrevoou a região juntamente com os policiais ambientais identificando focos de queimadas, para que na sequencia fossem destacadas viaturas do policiamento Ambiental para o atendimento de cada foco.

Além disso,  a Policia Ambiental ainda conta com o auxilio de dados de satélite, que identificam fontes de calor e geram as coordenadas para que o policiamento possa verificar se ocorreu algum tipo de crime ambiental nesses pontos.

“Todos os pontos identificados serão imediatamente atendidos pelas viaturas policiais”, coloca Gustavo Henrique, lembrando a importância da conscientização da população relativa aos riscos que as queimadas podem acarretar. “Com a falta de chuvas e o relevo íngreme de nossa região podem ocorrer queimadas de grandes proporções causando risco de vida a moradores e animais silvestres dessas áreas”, destacou o comandante.